Obituário: Marcos Sinésio Pereira Fernandes

publicado: 13/11/2009 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50

cc8663b6d0ea811a0b30911ad54ba828.jpegÉ com imenso pesar que a Universidade Federal do Maranhão comunica o falecimento do professor doutor Marcos Sinézio Pereira Fernandes, 46 anos. Doutor em Filosofia pela UFRJ, onde também foi aluno da graduação e mestrado, Marcos Fernandes foi nomeado, em 15 abril deste ano, como professor adjunto do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão. Seu corpo foi encontrado por volta das 22h da noite de ontem, 11/11, por familiares, à Rua Boa Esperança, nº 10- Residencial dos Guarás-Turú, onde residia.

A Universidade organiza o funeral do professor, que acontecerá a partir das 13h, nos salões da Pax União, à Rua Grande, próximo a caixa dágua da Praça Deodoro, no Centro de São Luís. A família deciciu que o corpo será sepultado em Brasília, para onde será levado ainda hoje. O pai do docente, Sr. Sinézyo Scorfano Fernandes, reside atualmente na capital federal, onde fará o enterro do filho.

Na manhã de hoje, quinta, 12, ele seria palestrante na III Semana de Administração-SEAD. A palestra, que aconteceria das 8h30 às 9h30 abordaria o tema “Capitalismo e Crise: levantamento de questões em busca de um desenvolvimento sustentável”.

Marcos Sinésio Pereira Fernandes tinha experiência na área de Ética, Filosofia Moral, Política, Ontologia e Estética, com ênfase em Ciências Sociais Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: vontade, ontologia, metafísica, cultura e ética.

FORMAÇÃO ACADÊMICA

-Doutorado em Filosofia. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Vontade e Cultura em torno de O Nascimento da Tragédia de Friedrich Nietzsche. Ano de Obtenção: 2006.

-Doutorado em Filosofia. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O Horizonte da Ética a partir de Platão e Aristóteles. Ano de Obtenção: 2004.

-Mestrado em Filosofia. Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: O pensamento da Vontade e a Criação Artística em torno de O Nascimento da Tragédia de Friedrich Nietzsche. Ano de Obtenção: 2000.

-Membro da ANPOF: Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia

- Publicação:

NIETZSCHE, F. A vontade de poder. Tradução de Marcos Sinésio Pereira Fernandes e Francisco José Dias de Moraes. Apresentação de Gilvan Fogel. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

Entre as fontes: Curriculo Lattes

Última alteração em: 12/09/2009 16:04