O que é um bom curso a distância?

publicado: 12/08/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
Quando olhamos para nossa experiência de alunos em sala de aula, um bom curso é aquele que nos envolve ativamente, traz contribuições significativas e nos põe em contato com pessoas, experiências e idéias interessantes. Às vezes um curso promete muito, tem tudo para dar certo e nada acontece. Em contraposição, outro que parecia servir só para preencher uma lacuna, se torna decisivo.

Um bom curso depende de um conjunto de fatores previsíveis e de uma química, uma forma de juntar os ingredientes que faz a diferença. No fundamental, um bom curso presencial ou a distância, possuem os mesmos ingredientes: em primeiro lugar, de termos educadores maduros intelectual e emocionalmente, pessoas entusiasmadas, que saibam motivar e dialogar. Depende também dos alunos. Alunos curiosos, motivados, facilitam enormemente o processo.

Um bom curso depende também de termos administradores mais abertos, que entendam todas as dimensões que estão envolvidas no processo pedagógico. Um bom curso depende, finalmente, de ambientes ricos de aprendizagem, de ter uma boa infra-estrutura física: salas, tecnologias, bibliotecas.

Em educação a distância um dos grandes problemas é o ambiente, ainda reduzido a um lugar onde se procuram textos. Um bom curso é mais do que conteúdo, é pesquisa, troca, produção conjunta. Para suprir a menor disponibilidade ao vivo do professor, é importante ter materiais mais elaborados, mais auto-explicativos, com mais desdobramentos (links, textos de apoio, glossário, atividades...). Isso implica em montar uma equipe interdisciplinar.

Um bom curso de educação a distância procura ter um planejamento bem elaborado. Permite menos improvisações do que uma aula presencial, mas também deve evitar a execução totalmente hermética. Precisamos aprender a equilibrar o planejamento e a flexibilidade (que está ligada ao conceito de liberdade). Avançaremos mais se soubermos adaptar os programas previstos às necessidades dos alunos, criando conexões com o cotidiano, se conseguirmos transformar o curso em uma comunidade viva de investigação.

Para conferir o artigo na íntegra, clique no link DOWNLOAD, na parte de cima desta página.

José Manuel Moran é professor da Universidade Bandeirante e das Faculdades Sumaré-SP e assessor do Ministério de Educação para avaliação de cursos a distância

Lugar: ASCOM/ NEAD - UFMA (Gustavo Rodrigues)
Texto: Universia Brasil
Última alteração em: 12/08/2010 00:00