Núcleo de Telessaúde e UNA-SUS/UFMA participam da cerimônia de acolhimento dos novos profissionais do programa Mais Médicos

publicado: 25/07/2024 14h10, última modificação: 26/07/2024 16h58
O evento foi promovida pelo Estado do Maranhão e realizado no auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa do Maranhão.
banner 768x432.png

Na quinta-feira, 18, o Núcleo de Telessaúde (NTS/UFMA) e a UNA-SUS/UFMA, projetos integrantes da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED), participaram da cerimônia de acolhimento dos novos profissionais do programa Mais Médicos, promovida pelo Estado do Maranhão e realizado no auditório Fernando Falcão da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Na ocasião, o coordenador do NTS/UFMA, Prof. Dr. Humberto Serra, apresentou os serviços ofertados pelo Núcleo, com ênfase nos três principais pilares de atuação do Telessaúde Maranhão: teleducação, teleconsultorias e telediagnóstico.

“O primeiro pilar do NTS oferece aos profissionais da Atenção Primária de Saúde (APS) atualização contínua acerca do conhecimento médico, por meio de diversas atividades educacionais, como palestras e treinamentos”, pontuou Serra.

Na cerimônia, o Sistema Online para Fortalecimento Interativo na Atenção Primária (SOFIA), desenvolvido pelo NTS, foi apresentado como uma plataforma de teleconsultorias que auxilia os profissionais da APS, promovendo a discussão de casos complexos e a obtenção de segundas opiniões.

Ao detalhar o terceiro pilar do NTS, o professor Humberto enfatizou os telediagnósticos como uma ferramenta crucial para viabilizar exames e diagnósticos à distância. Essa oferta é feita em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (teleletrocardiograma) e com a Universidade Federal de Goiás (telerretinografias).

Por meio dos serviços oferecidos e dos sistemas computacionais que desenvolve, o Telessaúde UFMA reafirma o seu compromisso com a saúde pública e a importância da tecnologia e da educação continuada no avanço dos serviços médicos.

Fonte: Maiara Pacheco, com informações do NTS.