Núcleo de Telessaúde da USP visita UFMA

publicado: 13/11/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

aaf998da081033f3480b2a5f26257c36.jpgRepresentantes do Núcleo de Telessaúde da Universidade de São Paulo (USP) visitaram o NEaD, nesta segunda, 11, com quem a UFMA iniciou uma parceria este ano. Com a mútua colaboração, a UFMA vai poder aprimorar os recursos e estratégias de aprendizagem do curso de Especialização em Saúde Materno Infantil, da Universidade Aberta do SUS (UMA-SUS).

De acordo com o coordenador do Núcleo, Chao Lung Wen, a visita teve dois propósitos; o primeiro é conhecer a realidade da saúde no estado do Maranhão, com o intuito de realizar uma adequação dos materiais educacionais do Núcleo e, consequentemente, exercer impacto efetivo na melhoria da saúde da população.

O segundo objetivo seria visualizar como é o processo da gestão do uso da tecnologia na educação, inserindo os materiais educacionais na plataforma de aprendizagem do Moodle no UNA-SUS. Chao ressalta a atenção especial que vai ser dada à área audiovisual, com a produção de vídeos educacionais para melhor entendimento dos alunos.

O coordenador aproveitou a oportunidade para avaliar de maneira positiva a estrutura do Núcleo de Educação a Distância. “O NEaD é uma instalação que está de parabéns. É uma instalação de excelência, os trabalhos são muito bem feitos. Acho que o projeto conceitual do NEaD, inclusive do estúdio interativo, é algo muito inteligente”, comenta.

Como a parceria vai funcionar?

O Núcleo de Telessaúde vai ceder Vídeos de Educação Aplicada, bem como capacitar profissionais da UFMA para posteriormente produzirem vídeos com formato próprio da instituição. A idéia é utilizar os vídeos como material didático, a partir de roteiros bem estruturados que focam na exposição de problemas e estimulam o aluno a trabalhar criticamente para a construção de soluções.

Em paralelo, o Núcleo irá ceder para uso da UFMA o programa de computador Mulher Virtual, feito em computação gráfica 3D para explicações precisas sobre Anatomia. Para formalizar essa fase, o prof.º Chao Lung irá participar da aula inaugural da Especialização em Saúde Materno Infantil, dia 13 de agosto.

O segundo eixo da parceria é voltado para o ensino da educação em Saúde nas escolas públicas. Esse trabalho prevê primeiramente a capacitação de professores e estudantes universitários para socialização do conteúdo de Kits (cartazes e DVD’s) a estudantes do ensino médio, que numa fase seguinte atuarão como “multiplicadores de conhecimento” dentro de suas escolas.

Será distribuído ainda um cartão do conhecimento, por meio do qual os discentes poderão compartilhar conhecimentos em rede nacional, através do ambiente virtual do projeto. A iniciativa será implantada, inicialmente, em escolas públicas de São Luís, São José de Ribamar e Santa Rita.

Última alteração em: 12/11/2010 13:28