Notícias

NTS-UFMA e gestores de Zé Doca iniciam diálogo para oferta de serviços de telessaúde no município

publicado: 26/03/2025 09h41, última modificação: 26/03/2025 09h45
O NTS visa fortalecer a missão de ampliar a oferta de serviços de Telessaúde no Maranhão.
NTS-UFMA-apresenta-seus-servicos-para-gestores-de-Ze-Doca-MA-rumo-a-ampliacao-da-oferta-de-Telessaude-no-Maranhao.jpg

Nesta segunda-feira (24), o Núcleo de Telessaúde do Maranhão (NTS-UFMA) se reuniu com gestores do município de Zé Doca (MA) para apresentar seus serviços e, assim, fortalecer a missão de ampliar a oferta de serviços de Telessaúde no estado.

Uma das ações que chamou atenção dos gestores foi a adesão do núcleo à Oferta Nacional de Telediagnóstico do Ministério da Saúde. É por meio dela que o NTS-UFMA amplia a oferta de telediagnóstico no Maranhão, permitindo que profissionais de saúde dos mais diversos municípios realizem exames e emitam laudos à distância e diagnostiquem patologias em locais de difícil acesso. 

A reunião possibilitou uma troca promissora quanto a uma futura parceria entre o município e a instituição, cuja celebração oportuniza não só a oferta de telediagnóstico, como o uso dos demais serviços e sistemas ofertados pelo NTS-UFMA, como a plataforma de teleconsultoria SOFIA, as atividades de teleducação e a Segunda Opinião Formativa. 

Atualmente, há 29 municípios maranhenses com implantação de telediagnóstico feita pelo Núcleo de Telessaúde da UFMA. "Essa iniciativa reduz custos com deslocamentos de pacientes e eleva a eficiência da Atenção Primária à Saúde", pontua o coordenador do NTS-UFMA, Humberto Serra.

 

Fonte: NTS

registrado em: