Novidade: agora o estudante de Graduação EaD deverá acessar o SIGAA para se inscrever nas disciplinas do Curso

publicado: 22/07/2024 09h42, última modificação: 22/07/2024 10h27
Estudante, atenção: o procedimento será aberto neste semestre, como início das matrículas no dia 1º de agosto.
banner 768x432 (1) (1).png

A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), por meio da Divisão Pedagógica, inicia um novo processo de inscrição em componentes curriculares nos cursos de Graduação EaD. Neste novo contexto, o estudante será responsável totalmente pela inscrição nas disciplinas a serem realizadas no semestre letivo. A adesão ao procedimento será lançado neste semestre, com início das matrículas no dia 1° de agosto, por meio do SIGAA.

A autonomia ao sistema de matrículas já ocorre na graduação presencial, no qual o estudante, a partir do segundo semestre, se inscreve nas disciplinas ofertadas em seu curso. Atualmente, os alunos da graduação a distância não tem acesso ao processo, ficando sob a responsabilidade das coordenações dos cursos.

“Em uma nova iniciativa que visa transformar ainda mais a experiência educacional, os alunos de graduação EaD da DTED/UFMA agora terão a autonomia de realizar sua matrícula em todos os seus componentes curriculares. Essa mudança não só facilita o processo de matrícula, mas também empodera os estudantes, impulsionado-os a acompanhar com maior regularidade o calendário acadêmico e motivando-os a ter o controle na sua jornada acadêmica”, aponta a chefe da Divisão Pedagógica, Judith Pinho.

Além disso, essa maior responsabilidade no andamento do seu curso incentiva o desenvolvimento de habilidades essenciais, como planejamento, organização e tomada de decisão, que são altamente valorizadas no mercado de trabalho. A autonomia também contribui para uma maior responsabilidade e autogestão, preparando os estudantes para os desafios futuros em suas carreiras.

“Dar essa autonomia ao estudante é importante, pois, a inscrição em disciplina reitera a formalização do vínculo do aluno com o curso de Graduação e, portanto, estabelece maior conexão entre o aluno e a Universidade, além de estimular a busca, o conhecimento e o acesso aos processos pedagógicos aplicados no percurso acadêmico do estudante na EaD”, ressalta Judith Pinho.

Conforme o Calendário Acadêmico de Graduação EaD 2024, o período de matrícula regular ocorrerá de 01 a 08 de agosto de 2024.

Passo a passo para realizar a matrícula

Para auxiliar os alunos a aproveitar ao máximo essa nova funcionalidade, segue um guia passo a passo para realizar a matrícula nos componentes curriculares por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA):

1. Acesso ao SIGAA: Comece acessando o portal do SIGAA e clique em "Entrar no Sistema". Insira seu login e senha para acessar o sistema.

2. Inscrição On-line: No menu "Ensino", selecione a opção "Inscrição On-line" e, em seguida, clique em "Realizar Inscrição".

3. Instruções de Inscrição: Na tela seguinte, o sistema exibirá uma mensagem de confirmação da operação, além de instruções para o processo de inscrição. Clique em "Iniciar Seleção de Turmas" para começar a seleção dos componentes curriculares.

4. Seleção de Turmas: A página de seleção de turmas será exibida. Selecione todos os componentes disponíveis e clique em "Adicionar Turmas".

5. Confirmação de Matrícula: Para concluir a solicitação de inscrição, clique em "Confirmar Matrículas". Para garantir que sua solicitação foi registrada, clique na opção "Imprimir Comprovante" para obter um registro da inscrição realizada.