Notícias
Nova parceria abre inscrições de curso virtual sobre saúde do trabalhador
publicado:
05/08/2010 00h00,
última modificação:
02/12/2021 09h51
O curso, que oferece 70 vagas, é voltado para gestores do SUS e não tem custo para os participantes. Os interessados precisam ser indicados pela instituição ou entidade onde trabalham e devem enviar e-mail, do dia 9 ao dia 20 de agosto, ao Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho (lidice.araujo@saude.gov.br), órgão responsável pela seleção. "Diversos estudos já reconheceram que, quando se cuida dos trabalhadores da saúde, o serviço prestado melhora significativamente. Por isso, é preciso conscientizar os gestores a garantir boas condições de trabalho nas unidades de saúde", diz Ada Ávila Assunção, pesquisadora do Nescon que integra a coordenação do curso.
Entre agosto e janeiro, os selecionados participarão de quatro módulos com os seguintes temas: contexto atual da gestão da condição de saúde dos trabalhadores da área de saúde; construção de uma política nacional de saúde dos trabalhadores; estrutura dos sistemas sanitários; e os impactos para a gestão causados pelas recentes transformações do trabalho em saúde. Serão desenvolvidas atividades em uma plataforma online onde os participantes realizarão leituras, exercícios, discussões em fóruns interativos e, ao final, elaborarão um trabalho de conclusão. Haverá um tutor para acompanhar cada 15 participantes.
Preocupação antiga
Desde 2005, ano em que a Opas organizou a Chamada de Toronto e lançou a década (2005-2015) dos recursos humanos em saúde nas Américas, o tema tornou-se alvo de diversas ações e políticas em todo o continente. A iniciativa da Opas buscou reforçar a necessidade de pensar estratégias e políticas de saúde que contribuam para o cumprimento das Metas de Desenvolvimento do Milênio, apresentadas pela ONU em 2000 e adotadas pelos 191 estados membros.
Veja aqui o projeto do Curso Virtual.
Lugar: ASCOM /NEaD - UFMA
Texto: Nescon (www.nescon.medicina.ufmg.br)
Última alteração em: 05/08/2010 00:00