NEaD visita Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da UFG

publicado: 14/07/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

db24ce0dd0391e494d06b8a98621e11c.jpgO Núcleo de Educação a Distância (NEaD) investe, cada vez mais, na ampliação de convênios e parcerias. Nesta terça-feira (13), uma equipe do NEaD visitou as instalações do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede da Universidade Federal de Goiás (CIAR). Foram visitados o Setor de multimídia , o suporte tecnológico e as Coordenações Pedagógica e Administrativa do Centro, que é dirigido pelo professor Leonardo Barra Santana de Souza.

Na ocasião, foi apresentado, também, o projeto Microscópio Simulado em Realidade Virtual Aumentada (MIRA), cujo objetivo é fornecer, aos estudantes de educação a distância, conhecimentos que lhes permitam manipular um microscópio, e proporcionar um conteúdo com atividades educativas que antes só seriam viáveis em laboratório.

O diretor do NEaD, Othon Bastos Filho, comenta sobre uma futura implementação do projeto pela UFMA.

Na visita ao CIAR da UFG, foi constatada o organograma do Centro e suas funções semelhantes ao NEaD, sendo destaque a produção de material multimídia do projeto MIRA — com que realizaremos o convênio para desenvolver a mesma experiência no Maranhão,criando padrão de um material e de aulas à nossa comunidade. Foi constatado ainda que o NEaD/UFMA está bem articulado na parte administrativa,favorecendo as ações de expansão e padronização do processo ensino-aprendizagem na modalidade a distancia na UFMA, explica Bastos.

O software foi desenvolvido por meio de uma parceria entre o Ciar e o Instituto de Ciências Biológicas (ICB). O microscópio possui recursos didáticos que orientam o estudante de EaD, conhecer o aparelho e realizar a leitura de lâminas mesmo que virtualmente. Por meio do Mira, os estudantes poderão visualizar células que constam no banco de dados do programa e analisá-las como se estivessem diante de um microscópio real.

Sobre o CIAR

O CIAR tem como princípio a articulação ensino-pesquisa em processos de aprendizagem formais e não formais em projetos de ensino e extensão. O objetivo é fazer desse centro um espaço de construção e realização de projetos que buscam o estabelecimento de redes de aprendizagem por meio de práticas que incorporem a tecnologia de redes de informação, comunicação e educação e formação de professores.

O CIAR se dedica a desenvolver estratégias para a implementação das políticas educacionais de integração das tecnologias em processos de formação acadêmica do ensino superior público e gratuito, por meio de propostas alternativas voltadas para melhoria do ensino, democratização, ampliação do acesso e inovação técnico-pedagógica.

Esse trabalho exige a revisão de postulados teóricos vigentes e o repensar sobre as propostas de estabelecer relações pedagógicas, tecnológicas e de aprendizagem em redes. As ações do Ciar incluem apoio e suporte a outros projetos federais que utilizam tecnologias nos processos acadêmicos.

Para saber mais sobre o CIAR, clique AQUI e acesse o site.

Última alteração em: 13/07/2011 09:49