NEaD vai levar treinamento em EaD à Universidade Estadual do Piauí

publicado: 13/04/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
O investimento da Universidade Federal do Maranhão na educação a distância mostra, cada vez mais, o potencial da instituição na oferta da modalidade e como o bom desempenho na área tem dado resultados em nível regional.
Por meio do Núcleo de Educação a Distância (NEaD),a UFMA foi convidada a realizar, com professores da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), a Capacitação de Docentes para uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).

Em visita à UESPI durante a última sexta-feira (8), uma equipe multidisciplinar composta por profissionais das coordenações Pedagógica e Tecnológica acertou os últimos detalhes a respeito da capacitação. A visita foi acompanhada por membros da Coordenação Geral do Projeto de Fomento das TICs, na universidade piauiense.
O público-alvo são 200 docentes efetivos da instituição que irão atuar na EaD. A princípio, serão quatro turmas que deverão cumprir cinco módulos durante o curso, totalizando 205 horas que serão ofertadas em modo presencial e a distância.

Para o diretor do NEaD, Othon bastos Filho, o convite feito ao setor comprova o bom desempenho da UFMA na modalidade EaD e a qualidade dos profissionais da instituição. "Honra-nos o convite pela credibilidade deles em nosso trabalho. Ao sermos escolhidos, dentre um leque de IES, o nosso compromisso aumenta. O NEaD já é visto como referência no Nordeste em EaD, nas partes pedagógica e tecnológica. Isso reflete o bom trabalho devido, também ,ao quadro de professores, bem como ao apoio da administração superior", ressalta o diretor.

O conteúdo do treinamento envolve temáticas como uso do computador como ferramenta pedagógica, a internet, conhecimentos básicos de informática, definição de TICs, uso integrado dessas tecnologias no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

A capacitação objetiva dar base sobre a modalidade aos profissionais; planejar aulas com o incentivo ao uso das TICs e a produção de materiais didáticos impressos e virtuais para a modalidade; utilizar a plataforma moodle/Scai e reconhecer programas de indexação da EaD.

Na foto acima (da esquerda para a direita): Gustavo Montgomery, Técnico de Informática do NEaD/UESPI; a diretora geral do NEAD/UESPI, Márcia Percília; o coordenador geral do Programa de Fomento para uso das TICs na UESPI, Mário Eduardo Pinheiro; e o diretor do NEaD da UFMA, Othon Bastos Filho.

Lugar: ASCOM/NEaD - UFMA
Texto: Gustavo Rodrigues