NEaD traça Metas Pedagógicas para 2010

publicado: 01/02/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50
Integrada às políticas nacionais de expansão da Educação a Distância, a UFMA supera anos anteriores no desenvolvimento da modalidade. De 850 vagas abertas para cursos a distância no ano de 2008, para 2.200 em 2009 e a estimativa de ultrapassar a oferta de 7 mil vagas só neste ano. Para atender essa demanda, o Núcleo de Educação a Distância - NEaD otimiza suas ações através de Planejamentos Anuais, dentre os quais, o da Coordenação Pedagógica - setor empenhado no aprimoramento da EaD na Universidade.

No Plano de Ações para 2010, a Coordenação Pedagógica do Núcleo será responsável pelo acompanhamento e avaliação de cursos a distância com uso de tecnologia de ponta; pela capacitação de recursos humanos; realização de eventos científicos, além do fomento à pesquisa no campo da Educação a Distância."Com este planejamento, o NEaD busca a excelência de seu trabalho, visando o desenvolvimento satisfatório dos cursos e com isso, uma formação acadêmica de qualidade aos nossos alunos", relata o prof. Dr. Othon Bastos Filho, diretor do NEaD.

Dentre os destaques do Plano, está o Programa de Capacitação em EaD para Professores, o qual prevê a realização de cursos trimestrais com todos os docentes que venham a atuar em cursos na modalidade. Já no campo da investigação científica, será criado, em março, o grupo de pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs na Educação. Na área de eventos, está previsto para junho o II Seminário de Educação a Distância da UFMA; em setembro, o III Encontro de Coordenadores e Tutores Presenciais, além da apresentação de trabalhos científicos do Núcleo em eventos internacionais, como o Congresso Internacional de Educação a Distância da UNED, em Costa Rica.

Com a realização dessas metas para 2010, a Coordenação Pedagógica do NEaD pretende contribuir para a melhoria do aproveitamento dos estudantes."Na medida em que nos organizamos, que nossos professores são capacitados, e que nossos materiais didáticos e recursos tecnológicos são aprimorados; melhores serão os cursos, e assim amplia-se as possibilidades do estudante vivenciar de forma mais satisfatória o processo de ensino-aprendizagem", avalia o prof. Dr. Reinaldo Portal, coordenador pedagógico do NEaD.

Para conhecer o Plano de Ações 2010 da Coordenação Pedagógica, clique no item download desta página.

Lugar: Ascom NEaD/UFMA
Texto: Tissiana Carvalhêdo