NEaD trabalha na implementação de objetos hipermidiáticos de aprendizagem

publicado: 24/05/2012 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

Equipe da do NEaD: membros da Diretoria e Coordenações de Recursos Hipermidiáticos e Processos de Ensino e Aprendizagem Durante os dias 14 e 15 de maio, uma equipe do Núcleo de Educação a  Distância da UFMA visitou o Instituto Universidade Virtual da Federal do Ceará, que há 15 anos vem sendo referência na modalidade. O objetivo foi conhecer as etapas do processo de produção de recursos hipermidiáticos de aprendizagem, a fim de implementar um fluxo de produção apropriado aos cursos da UFMA.

"O NEaD está investindo na melhoria dos seus recursos de aprendizagem. Estamos amadurecendo o nosso processo de produção, conhecendo experiências de excelência visitando outras Universidades, com o objetivo de melhorar o nosso modelo, o qual já existe e está sendo melhorado", explica o prof. Dr. Othon Bastos Filho, diretor do NEaD da UFMA.

A ideia é utilizar os recursos hipermidiáticos - combinando recursos áudio-visuais e interativos para expor conceitos de conteúdos - como mais uma ferramenta de aprendizagem, possibilitando ao aluno uma aprendizagem mais lúdica e interativa. Os cursos a distância da UFMA já contam com ambiente virtual de aprendizagem, vídeo-aulas e videoconfererência.

Para implementação de um processo contínuo de produção de conteúdos nos cursos a distância, a equipe do NEaD identificou muitos aspectos da UFC que podem ser aproveitados ou adaptados. Lá, o fluxo de produção de uma web-aula, por exemplo, inicia com o professor conteúdista e segue para o setor de transição didática, responsável por adaptar a aula para o formato digital. Somente depois, o material é entregue à equipe de produção, composta por designers gráficos, animadores e técnicos audiovisuais. O processo finaliza com a revisão da aula produzida, para posterior publicação no ambiente virtual.

No NEaD da UFMA, o fluxo de produção será aprimorado pela coordenação de produção de recursos hipermidiáticos e pela coordenação de processos de ensino e aprendizagem. O trabalho integrado destes setores garante que o objeto de aprendizagem produzido seja aplicado em uma metodologia que atenda às particularidades da modalidade.

Para o prof. Dr. Mauro Cavalcante Pequeno, diretor do Instituto UFC Virtual, é de suma importância para a qualidade da educação a distância que o objeto de aprendizagem seja aproveitado através de um método adequado. "O material hipermidiático tem acoplado toda uma metodologia por trás. As pessoas que vão trabalhar nele têm que estar integradas com aquele material para saber como explorá-lo, pois há uma forte interatividade que está embutida, ele é muito interativo", detalha.

A equipe do Núcleo verificou ainda a eficiência do sistema de acompanhamento e avaliação de tutores, que será implementado em breve na UFMA. Segundo o prof. Othon Filho, o sistema irá permitir que alunos e coordenadores acompanhem cotidianamente os tutores de forma online, sendo possível mapear o desempenho e a disponibilidade de cada um. O diretor do NEAD disse ainda que a busca por aperfeiçoamento tem sido incentivada pelo crescimento da modalidade a distância na UFMA, que em apenas 5 anos passou de 500 para 11 mil alunos.

Equipe NEaD e UFC

Última alteração em: 24/05/2012 19:06