NEaD tem trabalhos aprovados para o Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD)

publicado: 09/10/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

07e9004e3f3e1eb7e6bfb4bda06edf33.jpgProfessores e pesquisadores do Núcleo de Educação a Distância tiveram seus artigos aceitos na sétima edição do Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), em Cuiabá, sob a coordenação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Representando o NEaD, são 14 profissionais que tiveram seus artigos aprovados, além de ministrações de duas oficinas no congresso.

“Esses artigos refletem o trabalho que estamos desenvolvendo, as pesquisas e a melhoria na implementação da nossa sistemática metodológica e pedagógica dos cursos. Isso mostra que estamos indo no rumo certo”, comenta Othon Bastos Filho, diretor do Nead.

O VII ESUD, que é uma realização periódica da Associação Universidade em Rede (UniRede), terá como tema geral A EaD e sua institucionalização: reflexões e processos, considerando os interesses de muitas IES públicas, recentemente atuantes na EaD, em discutir o processo de institucionalização, conhecimento e /ou socialização de experiências consolidadas ou em andamento.

Confira os autores e trabalhos aceitos no ESUD 2010

Kellen Coimbra e Reinaldo PortalAs Videoconferências na EaD: um estudo a partir da experiência do NEaD-UFMA.

Janette de Abreu, Reinaldo Portal e João Batista Bottentuit - O Processo Pedagógico da EaD na UFMA.

João Batista Bottentuit

1. Ministração das oficinas WebQuest, uma Estratégia Inteligente para Integrar os Conteúdos e Recursos da Web em Sala de Aula e Google Educacional: Rentabilizando as Ferramentas em Sala de Aula.

2. Artigo – Laboratórios Virtuais e Remotos na Educação: potencialidades educativas (__) metodologias de desenvolvimento.

Francisca Alves Guilhon, Nélio Alves Guilhon, Othon Bastos Filho e Reinaldo Portal - Mediação pedagógica nos cursos superiores na modalidade a Distância da UFMA/NEaD: interatividade professor e aluno.

Sylvânia Cavalcante Sá e Othon Bastos FilhoGestão da Educação a Distância na Universidade Federal do Maranhão: Metodologias e ações práticas aplicadas.

Raimunda Ribeiro, Isabel Cristina Diniz, Domício MacielTutoria on-line: trajetória no Ciclo Avançado do Curso de Mídias na Educação do Núcleo de Educação a Distância da Universidade federal do Maranhão.

Silvana Maria Vetter e Domício MacielFerramentas de interação e suas potencialidades educativas na EaD: reflexões sobre o uso do Diário de Bordo na Quarta oferta do Ciclo Básico do Programa Mídias na Educação – UFMA.

Flavia T. Presti, Renata B. Mello, Reinaldo Portal, Emília Girnos - Perfil dos alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/ UAB na modalidade a distância no interior do Maranhão: grandes desafios.

Última alteração em: 08/10/2010 10:02