NEaD recebe representantes da UFMG

publicado: 15/05/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

7db238a1ddc0be0d2902e684dafaeb0a.jpgO Núcleo de Educação a distância recebeu, nesta quinta-feira, 13, representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do programa Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), do Ministério da Saúde. O encontro promoveu a troca de experiências entre as instituições, discutindo o papel da educação a distância no oferecimento de cursos de especialização na área da saúde pública.

“É um projeto de grande impacto, que tem uma potencialidade de modificar a formação dos profissionais ligados à saúde da família. Envolve pesquisa, graduação, produção de conteúdo e uma pedagogia nova, que é a educação a distância, que trabalha com um grande número de alunos ao mesmo tempo”, ressalta o coordenador do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da UFMG, Eison Corrêa.

No Núcleo responsável pela articulação da Educação a Distância na UFMG, são desenvolvidos os projetos da Universidade Aberta do Brasil, institucionalizando e unificando essa política na Universidade. Isso significa que todas as atividades relacionadas à modalidade, dentro da UFMG, são gerenciadas por esse setor.

Para o diretor Othon Bastos Filho, implantar uma política dessas na UFMA poderia dinamizar ainda mais a oferta da modalidade.“Na Universidade Federal de Minas Gerais existe um grande caminho, uma grande estrutura, o que dá uma qualidade que podemos ter como referência e aplicar aqui, já que estamos no início do processo de institucionalização da EaD na UFMA”, completa Othon Bastos.

Com duração de dois dias, o Encontro possibilitou discussões sobre as condições políticas e pedagógicas dos Cursos de Especialização a distância oferecidos pelo programa UNA-SUS, a parceria interinstitucional na produção de recursos educacionais, bem como a integração entre as duas Universidades e Canal Minas Saúde, fomentando a troca de experiências vivenciadas na operacionalização dos Cursos em atividades e acessibilidade dos repositórios bibliográficos de outras Universidades Aberta do SUS.

UNA-SUS UFMA

Através da inclusão da UFMA no programa federal UNA-SUS, estão sendo ofertadas 700 vagas para o curso de especialização em Saúde da Família e 600 vagas para a especialização em Saúde Materno-Infantil. As inscrições estão abertas até o dia 14 de junho.

Para mais informações, consulte o site www.unasus.ufma.br

Última alteração em: 14/05/2010 11:50