NEaD realiza formação continuada com professores e tutores

publicado: 25/11/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
A fim de preparar o corpo docente para início da especialização em Educação em Direitos Humanos, o NEaD promoveu , no último dia 18 de novembro, o Encontro de Nivelamento Pedagógico com colaboradores do curso. A atividade ocorreu na Escola de Governo e Gestão Municipal de São Luís.

"Essa atividade é de grande importância, pois antes do início de um curso, primeiramente tem que haver a integração do corpo docente. Temos que conhecer os colegas de trabalho, e de que forma iremos desenvolver esse trabalho. Espero aprender um pouquinho mais, para poder aperfeiçoar a prática docente", relata Valdemilson Milhomem, Tutor Presencial do pólo de Caxias.

O nivelamento reuniu professores e tutores dos polos de Caxias, Carolina, Imperatriz, Porto Franco e Santa Inês, além da equipe de coordenação da especialização. Na ocasião foram abordados assuntos como: a EaD da UFMA no contexto nacional e regional; Conceitos, história e legislação da modalidade; O papel do tutor e do aluno na EaD; Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs; Noções e metodologia do curso; O cenário da Educação em Direitos Humanos no Brasil e no Mundo, dentre outros temas.

No turno da tarde, foi dado um treinamento no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA, plataforma onde serão realizadas as atividades virtuais. Para encerrarem o Nivelamento Pedagógico, os docentes terão que participar ainda de mais 14 h/a de atividades, sendo 4 horas em videoconferência e 10 no AVA.

Especialização em Educação em Direitos Humanos

Desenvolvido na modalidade a distância, o curso será ofertado em 380 horas para mais de 400 profissionais maranhenses das redes públicas de ensino Estadual e Municipal. A especialização faz parte do programa Educação para Diversidade, oferecido em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC).

Lugar: Ascom NEaD/UFMA
Texto: Tissiana Carvalhêdo