NEaD realiza formação com técnicos dos pólos

publicado: 31/05/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

O Núcleo de Educação a Distância (NEaD) promoveu sexta, 28, a Formação Continuada em Videoconferência aplicada à EaD para técnicos dos pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) conveniados com a UFMA no interior do Maranhão. Realizado na sede do Núcleo, o evento fez parte dos trabalhos permanentes de avaliação, acompanhamento e capacitação dos profissionais de EaD da Universidade.

De acordo com o coordenador tecnológico , o Prof. Dr. Ademir Martins, a iniciativa visa dar maior qualidade ao procedimento de videoconferências, através da padronização do trabalho das equipes. "Como numa grande orquestra, é necessário que cada instrumentista esteja afinado dentro de um todo. Como esses técnicos são peça-chave na EaD, essa capacitação se torna muito importante ", comenta Ademir.

Para o diretor do Núcleo, Othon Bastos Filho, os mais beneficiados são os alunos, que vão dispor de alta qualidade na realização de videoconferências."Essa formação é importante para que os técnicos sejam integrados à nossa sistemática de trabalho. Com isso, quem ganha é a Universidade levando cursos de qualidade; e o aluno, que vai ter uma transmissão de alto nível, com responsabilidade", afirma.

Um dos beneficiados pelo treinamento, o técnico de informática e monitor do Pólo de Imperatriz, Ronnedy Carvalho, aprova a iniciativa do NEaD.

"O treinamento é ótimo porque capacita os técnicos para melhor atendimento aos alunos. Isso possibilita melhor qualidade do ensino e aprendizagem e também faz com que os técnicos tenham uma visão maior sobre o que é a EaD".

A capacitação está entre as metas da coordenação tecnológica para 2010. Até o final do ano, mais atividades estão previstas, como o Encontro de Coordenadores de Pólo, que acontecerá no final de agosto, e o Seminário sobre a modalidade a distância na UFMA, previsto para o fim do ano.

Lugar: ASCOM /NEaD -UFMA
Texto: Gustavo Rodrigues