Notícias
NEaD realiza capacitação de professores da Rede Diversidade
publicado:
01/12/2010 00h00,
última modificação:
02/12/2021 09h51
A capacitação teve como objetivo familiarizar os professores com a metodologia de Educação a Distância desenvolvida pela UFMA, para que atuem com segurança nos 12 cursos de extensão e especialização que iniciarão no início de 2011. Na oportunidade, o público pôde conhecer mais detalhadamente sobre o sistema de videoconferência, metodologia de ensino, avaliação na modalidade a distância, além de participarem de um treinamento sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA.
O que mais me chamou a atenção foi saber quais as competências que os professores especialistas terão que desenvolver, as atividades que terão que fazer no decorrer do curso - com um acompanhamento mais direto - e também sobre o planejamento, comentou Albiane Gomes, coordenadora do curso de Educação em Direitos Humanos.
Para a Rosimary da Silva, professora há 19 anos no ensino superior, a capacitação possibilitou percepções sobre as peculiaridades da Educação a Distância no processo de ensino-aprendizagem.Percebi que devemos motivar o aluno a ter autonomia - que aliás não é um atributo da nossa cultura escolar - do aluno ir buscar, saber quando necessita, ir atrás do que necessita, então é um processo de construção de um ensino diferente, em que o professor tem que construir uma nova cultura de aprendizado e de ensino, avalia Rosimary, que irá ministrar a disciplina Currículo e Direitos Humanos.
Na oportunidade, foi distribuído o livro de Formação de Professores, produzido pela Coordenação Pedagógica do Núcleo - setor organizador do evento e coordenado pelo prof. Dr. Reinaldo Portal.
Rede de Educação para a Diversidade
A Rede Diversidade é um programa resultante da parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), destinado às instituições integrantes do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A UFMA, por meio do NEaD, vai oferecer 12 cursos da Rede, sendo 3 especializações e 9 de extensão e aperfeiçoamento nas áreas de Educação para a Diversidade, Educação Integral e Integrada, Relações Étnico-Raciais, Gênero e Diversidade na Escola, Educação de Jovens e Adultos, Educação em Direitos Humanos, Educação do Campo, Material Didático e Mediadores de Leitura, Formação de Tutores e Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça.
O programa irá contemplar mais de 3.000 profissionais das redes públicas de ensino do Maranhão, que irão participar dos cursos nos Pólos UAB de Porto Franco, Carolina, Santa Inês, Imperatriz, Arari, São João dos Patos, Timbiras, Santa Quitéria, Caxias, Nina Rodrigues, Grajaú, Humberto de Campos, Codó e Bom Jesus das Selvas.
As inscrições para ingresso aos cursos já foram realizadas pela Plataforma Freire, no entanto ainda serão realizadas inscrições para preenchimento das vagas restantes para a comunidade. A chamada será divulgada no mês de dezembro nos sites www.ufma.br e www.nead.ufma.br
Lugar: NEaD UFMA
Texto: Tissiana Carvalhêdo
Última alteração em: 29/11/2010 00:00