NEaD promove seminário sobre EaD na UFMA

publicado: 10/01/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
O Núcleo de Educação a Distância promoveu, na sexta-feira, 17 de dezembro, um seminário sobre a o desempenho da modalidade EaD na UFMA. O seminário teve, como objetivo principal, apresentar uma avaliação geral sobre o desenvolvimento da educação a distância no ano de 2010 e as metas para o próximo ano.

O foco do evento foi a institucionalização da EaD. Na ocasião, o diretor do Núcleo, prof. Dr. Othon Bastos Filho, fez uma explanação sobre o crescimento da modalidade nos últimos três anos, política desenvolvida pela atual gestão. O reitor Natalino Salgado também marcou presença no evento, garantindo total apoio da Universidade à modalidade EaD, que, segundo ele, terá investimentos contínuos em 2011, devido ao seu grande potencial apresentado.

EaD estruturada na UFMA

Com os intensos investimentos para a educação a distância na Universidade, foram muitas as conquistas. A UFMA já conta com 18 professores efetivos para EaD e 10 técnicos; polos devidamente estruturados com laboratórios (Química, Biologia e Matemática), mobiliário, equipamentos de informática e para videoconferências. Atualmente, o núcleo também dispõe de veículo para deslocamento e transporte de material.

Em 2010, a UFMA também marcou presença em eventos de relevância regional e nacional, como o Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD), o Fórum Nacional de Coordenadores UAB -- com apresentações de trabalhos e ofertas de minicursos, além de promover eventos em prol da institucionalização da modalidade. Outra conquista foi a inclusão, pela primeira vez, dos dados da Universidade no Censo Nacional da Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED).

Dentre os objetivos para o próximo ano estão: criação de unidade de EaD nos campi do interior; novas vagas para docentes e técnicos; parcerias com outras instituições (Universidade de Lisboa, escola de Magistratura, OAB, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Santa Catarina e Universidade Federal do Rio Grande do Sul); oferta de novos programas de pós-graduação e mestrado; articulações para atender aos requisitos do INEP com relação à docência para a EaD; ampliação da infra-estrutura do NEaD e oferta de novos cursos de graduação (Engenharia Elétrica, Biblioteconomia e Filosofia).

As coordenações do NEaD

O coordenador tecnológico, prof. Msc. Rômulo Martins, apresentou uma avaliação sobre os trabalhos desenvolvidos pela coordenação durante este ano e os planejamentos para 2011. Pelo AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) -- ferramenta que serve de interface entre educadores e alunos --, já há mais de 5 mil usuários cadastrados, entre professores, alunos e tutores. Além disso, técnicos e alunos contam com a oferta de nivelamentos em informática. Pelos trabalhos da coordenação, o NEaD amplia e potencializa suas atribuições, dispondo de aparato tecnológico avançado.

O setor também foi responsável pela realização de 266 vídeos, dentre videoaulas e videoconferências.

Já a coordenação pedagógica promoveu a capacitação de 331 docentes da UFMA e elaborou mais de 50 livros para utilização como material didático. A preparação da Revista Interativa, o controle de qualidade no agendamento e acompanhamento das videoconferências e videoaulas também são alguns dos destaques do setor, que está sob coordenação do prf. Dr. Reinaldo Portal.

Lugar: Campus Bacanga
Texto: Gustavo Rodrigues / Ascom UFMA