NEaD promove capacitação em tutoria presencial

publicado: 27/08/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
Durante o III Encontro de Coordenadores e Tutores Presenciais dos Polos da UFMA - UAB, tutores participaram de um curso de capacitação em EaD, promovido pelo Núcleo de Educação a Distância. O curso foi dirigido a iniciantes e veteranos na função e foi direcionado aos principais elementos do ensino a distância.

"É certo que esses tutores presenciais, que se encontram lá na ponta, nos municípios, às vezes não têm a oportunidade de um intercâmbio, uma troca de experiências", comenta Reinaldo Portal, coordenador pedagógico do NEaD.

A capacitação abordou tópicos como: conceito e concepções da EaD; histórico; as principais características; os atores na modalidade; perfil do estudantes; o papel do professor e do aluno; o ambiente virtual de aprendizagem e, principalmente, o relacionamento entre o tutor presencial e o aluno.

"A diferença da educação presencial não é, exclusivamente, o relacionamento entre professor e aluno. Há a tecnologia, o trabalho do tutor, a importância que têm as mídias no processo de ensino-aprendizagem. Esse foi um tema amplamente discutido: os atores", completa Reinaldo Portal.

Uma das participantes do treinamento é Joselma Lopes, que dará o ponta-pé inicial na função de tutora presencial pela UFMA ainda esse ano, pelo curso de Ciências Biológias no Polo de Caxias. Joselma, que já tem uma experiência de dez anos em docência, mas é estreante na modalidade EaD, fala sobre a impoprtância do curso na nova carreira.

"A minha expectativa, como tutora, é a melhor possível. Essa modalidade aumenta, a cada dia, a expectativa de alunos por uma graduação. O curso de capacitação foi maravilhoso porque pude pegar experiência de outros tutores", comemora a futura tutora pela UFMA.

Lugar: ASCOM / NEaD - UFMA
Texto: Gustavo Rodrigues