NEaD participa do Seminário de Acesso Livre e Comunicação Científica

publicado: 23/09/2009 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50
O Núcleo de Educação a Distância participa esta semana do Seminário de Acesso Livre e Comunicação Científica, que acontece até sexta-feira (25) no auditório Mário Meireles do Centro de Ciências Humanas da UFMA. Promovido pela Biblioteca Digital (NIB) juntamente com o curso de Biblioteconomia, o evento visa fomentar o debate sobre a importância do acesso livre ao conhecimento científico produzido na academia.

Relacionados ao debate sobre acesso livre, estão os subtemas inclusão digital e social, que também fazem parte da pauta."O Seminário traz a discussão ainda sobre a inclusão digital e social; e a UFMA por ser uma universidade federal em um estado tão pobre como o Maranhão, assume essa posição de vanguarda no debate destas questões", ressalta a bibliotecária Maria Aparecida da Cruz, Coordenadora da Biblioteca Digital da UFMA.

A Educação a Distância assume uma importância significativa nos processos de inclusão. Por esse motivo, o NEaD participou da solenidade de abertura e integra a programação do evento através da palestra "Abrangência das Tecnologias Móveis na EaD", proferida hoje (23) pelo diretor do Núcleo, prof.º Othon Bastos Filho; e do painel de debates na quinta-feira (24) com o tema "Possibilidades de Inclusão Social e Digital no Estado do Maranhão", dos quais participarão da equipe do Núcleo: o prof.º Othon Filho e a prof.ª Cenidalva Teixeira, Coordenadora Adjunta da Universidade Aberta do Brasil (UAB) pela UFMA.

O evento serve ainda como marco de lançamento do Repositório Institucional da UFMA, um portal para publicação do vasto material produzido na Universidade, tais como monografias, teses e dissertações de docentes, artigos, projetos de pesquisa, fotos, vídeos, dentre outros registros. O primeiro repositório a ser construído será do curso de Biblioteconomia, que servirá como impulso para a criação de um Repositório Institucional da UFMA."A intenção é que este repositório do curso de Biblioteconomia sirva como padrão para outros que serão criados dentro da UFMA", explica a bibliotecária Maria Aparecida da Cruz.

Confira a programação do evento na opção download desta página.

Lugar: Comunicação - NEaD
Texto: Tissiana Carvalhêdo