NEaD participa do III Encontro de Coordenadores da UAB da Região Nordeste

publicado: 04/05/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

86228cd5eb2e8755ed208e438f1df88e.jpgO Núcleo de Educação a Distância da UFMA marcou presença no III Encontro de Coordenadores da Região Nordeste do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que aconteceu em Recife, nos dias 29 e 30 de abril. O evento serviu como troca de experiências entre coordenadores da UAB e dos pólos. A UFMA foi representada pelo coordenador geral, Othon Bastos Filho, e pelo coordenador adjunto, Reinaldo Portal.

Os debates abordaram temas como a atualização do Sistema UAB, o processo de institucionalização dos pólos, diretrizes e gestão dos pólos e o acompanhamento do sistema UAB.

Para o diretor do Núcleo de Educação a Distância e coordenador geral da UAB na UFMA, Othon Bastos Filho, o encontro torna-se fundamental devido ao intercâmbio de experiências que proporciona.“Considero esse tipo de encontro muito importante, particularmente, devido às soluções que podem ser encontradas com a experiência das outras instituições. Assim, construímos um processo mais sólido para podermos ter ações mais bem planejadas e excelência na qualidade dos cursos”, ressalta.

Para Reinaldo Portal, a experiência é nova.“Tenho a expectativa de ganhar experiência e acompanhar as mudanças da UAB em nível nacional para implementá-las no Maranhão,com maior nível de competência. Sou ciente da grande responsabilidade e tentarei ao máximo fazer com que a UAB na UFMA seja o melhor possível”, completa Reinaldo.

Da equipe do Ministério da Educação - MEC, esteve presente Grace Vieira, representando a diretoria de Educação a Distância da Capes. Dos pólos do interior do Maranhão, participaram os coordenadores: Francisca Noronha, de Imperatriz; Romina Araújo, de Grajaú; Marylucia Silva, de Santa Inês; Ana Célia Martins, de Anapurus; e Maria Aglair Dias, do município de Carolina.

A UFMA no sistema UAB

O Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB foi criado em 2006 pelo Ministério da Educação - MEC, com a finalidade de expandir e interiorizar a educação superior no país através do ensino a distância. Atualmente, o Maranhão possui 24 pólos da UAB, sendo que a UFMA atua em 22 destes, ofertando os cursos de graduação em Administração, Teatro, Ciências Biológicas, Química, Matemática, Pedagogia e Artes visuais.

Última alteração em: 03/05/2010 09:53