NEaD participa de reunião com coordenadora da Universidade Federal de Santa Catarina

publicado: 24/04/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

3c44607ff3d79e3ce048357e5dee5412.jpgO Núcleo de Educação a Distância da UFMA recebeu, em reunião nesta sexta-feira, a coordenadora do curso de Matemática na modalidade EaD, da Universidade Federal de Santa Catarina, Neri Carvalho. O encontro reuniu a diretoria do NEaD e os coordenadores pedagógico, tecnológico e dos cursos de Química, Administração, Matemática, Biologia, Teatro e Artes, e serviu como uma consultoria, realizada a partir das experiências e avaliações dos cursos na instituição catarinense. Nesse estado, a modalidade a distância tem sido implementada desde os anos noventa.

Neri Carvalho garante que a experiência vale a pena. “É gratificante você entrar em confronto com colegas que coordenam os cursos aqui no Maranhão. Isso faz a gente refletir, pontuar e compartilhar as nossas vivências”, explica a coordenadora.

Apesar de ressaltar o bom andamento da educação a distância nos últimos anos no Brasil, Neri aponta que ainda há muitas dificuldades quanto à consolidação desta modalidade de ensino. A adaptação do alunado seria um dos principais empecilhos. “Um aluno que vem dos ensinos fundamental e médio, com seus vícios e costumes, para uma mudança de modalidade ou de atitude, tem uma dificuldade. É um obstáculo que a gente encontra”, afirma.

O coordenador pedagógico do NEaD, Reinaldo Portal, que participou da reunião, aponta a importância da consultoria, afirrmando que a experiência só possibilita ganhos. “Acho que é importante destacar que o intercâmbio realizado entre a UFMA e a UFSC foi de grane utilidade, já que a coordenadora Neri Carvalho possui uma experiência de mais de dez anos em EaD”,

Relacionada à reunião de hoje, outro encontro será realizado no dia 4 de maio. Nesta oportunidade, vão ser discutidas algumas estratégias pedagógicas, a sistematização de logística e a formação de um comitê interno avaliativo dos cursos.

Última alteração em: 23/04/2010 16:42