NEaD participa da 94ª Reunião do Conselho Pleno da Andifes

publicado: 14/10/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

0bb42ec8b0b7d9706d31491b469303c8.jpgA Educação a Distância foi assunto de pauta no segundo dia de atividades da 94ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições do Ensino Superior (Andifes), realizada em São Luís dias 7 e 8 de outubro, no Quality Hotel Grand São Luís. A UFMA foi representada pelo reitor, Natalino Salgado; e o Núcleo de Educação a Distância - NEaD, pelo diretor Othon Bastos Filho e pelo coordenador pedagógico do setor, Reinaldo Portal.

O tema foi abordado durante a apresentação do relatório sobre Educação a Distância, ministrada pela Prof. Maria Iêda, da Comissão de EaD da Andifes, que é presidida pelo reitor da Universidade Federal de Ouro Preto, João Luiz Martins.

O relatório mostrou os principais dados sobre as instituições federais que utilizam a modalidade no país. Atualmente, esse número chega a 54 (52 Universidades e 2 Institutos Federais), sendo que a maioria utiliza o Vestibular como principal forma de ingresso. O relatório também apontou o crescimento expressivo da modalidade entre 2005 e 2010, com duas regiões que se destacaram pela oferta crescente de cursos: Nordeste e Sudeste. Atualmente, a maior oferta ocorre com cursos de aperfeiçoamento e especialização.

De acordo com a Andifes, dentre os desafios para os próximos anos, estão a formação de pessoal (professores, coordenadores, tutores e técnicos) e ampliação da infra-estrutura física. O principal deles é o avanço nas ações de institucionalização da modalidade, o que consiste em garantir que as instituições tenham orçamento próprio voltado para a EaD. Sobre este item, o diretor do Núcleo de Educação a Distância, prof. Dr. Othon Bastos Filho, detalha sobre as providências tomadas pela UFMA quanto à questão:

“ A UFMA está trabalhando para a institucionalizar a modalidade através de concursos públicos, com isso já foram efetivados 18 professores e mestres, todos trabalhando hoje na Universidade. A tendência agora é trabalhar este fomento junto aos departamentos, para que mais professores se juntem à modalidade para desenvolver mais cursos, não só na área de licenciatura, mas também, no bacharelado”, explica. Othon Bastos também apontou a ação de capacitação de docentes nas novas tecnologias, medida fundamental para o desenvolvimento da modalidade EaD.

Última alteração em: 13/10/2010 11:37