Notícias
NEaD participa da 94ª Reunião do Conselho Pleno da Andifes
publicado:
13/10/2010 00h00,
última modificação:
02/12/2021 09h51
O tema foi abordado durante a apresentação do relatório sobre Educação a Distância, ministrada pela Prof. Maria Iêda, da Comissão de EaD da Andifes, que é presidida pelo reitor da Universidade Federal de Ouro Preto, João Luiz Martins.
O relatório mostrou os principais dados sobre as instituições federais que utilizam a modalidade no país. Atualmente, esse número chega a 54 (52 Universidades e 2 Institutos Federais), sendo que a maioria utiliza o Vestibular como principal forma de ingresso. O relatório também apontou o crescimento expressivo da modalidade entre 2005 e 2010, com duas regiões que se destacaram pela oferta crescente de cursos: Nordeste e Sudeste. Atualmente, a maior oferta ocorre com cursos de aperfeiçoamento e especialização.
De acordo com a Andifes, dentre os desafios para os próximos anos, estão a formação de pessoal (professores, coordenadores, tutores e técnicos) e ampliação da infra-estrutura física. O principal deles é o avanço nas ações de institucionalização da modalidade, o que consiste em garantir que as instituições tenham orçamento próprio voltado para a EaD. Sobre este item, o diretor do Núcleo de Educação a Distância, prof. Dr. Othon Bastos Filho, detalha sobre as providências tomadas pela UFMA quanto à questão:
" A UFMA está trabalhando para a institucionalizar a modalidade através de concursos públicos, com isso já foram efetivados 18 professores e mestres, todos trabalhando hoje na Universidade. A tendência agora é trabalhar este fomento junto aos departamentos, para que mais professores se juntem à modalidade para desenvolver mais cursos, não só na área de licenciatura, mas também, no bacharelado", explica. Othon Bastos também apontou a ação de capacitação de docentes nas novas tecnologias, medida fundamental para o desenvolvimento da modalidade EaD.
Lugar: ASCOM/NEaD - UFMA
Texto: Gustavo Rodrigues
Última alteração em: 13/10/2010 00:00