NEaD marca presença em seminário da Andifes sobre EaD

publicado: 22/08/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
O Núcleo de Educação a Distância da UFMA (NEaD) marcou presença no seminário Educação a distância e a Expansão das Universidades Federais, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), no último dia 16.

Representando a federal maranhense, estiveram presentes o reitor Natalino Salgado e o diretor do NEaD, Othon Bastos Filho.
O objetivo geral da discussão foi tratar da convergência entre a Ead e a graduação presencial nas universidades, infraestrutura e novas tecnologias, além dos aspectos pedagógicos, regulação e perspectivas da modalidade a distância.

O seminário visou estabelecer, por meio das contribuições dos coordenadores, assessores, pró-reitores, reitores e reitoras, um diagnóstico da modalidade a distância, bem como definir o seu papel para a formação de pessoas num futuro projeto de expansão das universidades federais. O foco foi discutir a Ead como um dos "motores" da considerada 2ª fase da Expansão Universitária pelo Ministério da Educação (MEC).

Dentre os principais pontos, podem-se destacar as seguintes propostas da Andifes junto ao MEC:

1. Construção de um Centro de Tecnologia Educacional nas universidades federais, com intuito de dar suporte á produção de material multimídia junto aos docentes envolvidos no processo;

2. Troca da função de tutor por professor contratado;

3. Financiamento de cursos de Bacharel, entre outros;

"A UFMA já está nessa direção desde o início da atual gestão, que reestruturou o NEaD e hoje oferece suporte em material de fomento digital aos docentes, com equipamento de ponta, e formação continuada aos docentes de todos os departamentos", ressalta Othon Bastos.

O seminário faz parte do ciclo de atividades da Andifes para construir diretrizes para uma expansão das universidades federais. A ideia foi reunir vários atores do cenário de EaD, como os Grupos, de Trabalho de Tecnologia de Informação e Comunicação (CGTIC), de Graduação das universidades federais (Cograd), e de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das Universidades Federais (Copropi) bem como os Fóruns de Pró-Reitores de Extensão (Forproex), de Planejamento e Administração (Forplad) e de Assuntos Comunitários e Estudantis (Fonaprace) da Associação.

Lugar: NEaD - UFMA
Texto: Gustavo Rodrigues com informações da And