NEaD inicia sistemática de trabalho por videoconferência

publicado: 14/01/2009 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50

Além de apoiar o desenvolvimento de atividades acadêmicas, a estrutura tecnológica do Núcleo de Educação a Distância serve para facilitar a sistemática de trabalho dos profissionais envolvidos com a modalidade. Ontem (08) foi realizada a primeira videoconferência de caráter administrativo entre diretoria, coordenadores de cursos e de pólos.

Através do sistema de videoconferência, foi possibilitada a comunicação em tempo real com coordenadores de pólos dos municípios de Codó, Humberto de Campos, Imperatriz, Caxias, Porto Franco e Santa Inês. Na ocasião, foi possível tratar de procedimentos relativos à gestão dos cursos nos pólos, como por exemplo, o envio das provas do pólo para a sede do NEaD e o cumprimento do calendário acadêmico.

Foram reforçadas ainda as atribuições das coordenações de pólo no acompanhamento das videoconferências realizadas com os alunos. Para familiarizar os profissionais dos municípios sobre o trabalho desenvolvido na sede do NEaD, os coordenadores de cursos fizeram relatos dos procedimentos de gestão adotados.

O diretor do NEaD, Othon Bastos Filho, pontuou sobre a importância da formação continuada dos profissionais envolvidos com a modalidade de EaD, destacando as iniciativas promovidas pela Universidade nesse sentido, com capacitações de técnicos e programas de formação de professores.Foi anunciado ainda que neste mês uma equipe da coordenação tecnológica do Núcleo fará a entrega de equipamentos nos pólos de Grajaú, Imperatriz, Carolina, Fortaleza dos Nogueiras e Bom Jesus das Selvas.

A próxima reunião por videoconferência será dia 07 de julho, das 10h as 12h. Participaram desta, o prof. Dr. Othon Bastos Filho (Diretor do NEaD), o Prof. Dr. Nilson Costa (Coordenador de projetos do NEaD), a Profª. Elen Ribeiro (Coordenadora de Pólo de São Luís do Curso de Artes Visuais), o Prof. Msc. Rômulo Martins (Coordenador Tecnológico do NEaD), o Prof. Dr. José Bolivar (Coordenador do Curso de Pedagogia), o Prof. Msc. Artur Santos (Coordenador do Curso de Matemática), a Profª. Drª. Lucy Silva, (Professora Adjunta I do NEaD), o Prof. Dr. Luciano Coutinho (Coordenador do Curso de Informática), a Profª. Esp. Maria do Céu Brandão (Coordenadora do PROFEBPAR a Distância). Dentre os coordenadores de pólos, participaram: Noélia Macedo (Porto Franco), José Gomes (Codó), Delcy Silva (Caxias),Osmarina Rosa (Humberto de Campos), Francisca Lô (Imperatriz) e Marylucia Silva (Santa Inês).

Lugar: Assessoria NEaD/UFMA
Texto: Tissiana Carvalhêdo