NEaD inicia formação continuada com professores de escolas públicas

publicado: 12/03/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50
Com o uso de recursos como TV, rádio, jornais e internet, as aulas podem se tornar mais dinâmicas, fator que favorece o processo de ensino-aprendizagem. Com esse pressuposto, a UFMA inicia a 4ª oferta do programa de formação continuada a distância Mídias na Educação, contemplando mais de mil professores das redes públicas de ensino do Estado.

Mídias na Educação é um programa federal, desenvolvido no Maranhão através do Núcleo de Educação a Distância - NEaD da UFMA, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Desde o dia 08 até o dia 12 de março, 1.006 cursistas participam de encontros presenciais para início do programa em São Luís, Bacabal, Caxias, Imperatriz, Itapecuru, Presidente Dutra, Pinheiro e Santa Inês. Noé Nicácio, professor de Geografia, fala das suas expectativas ao ingressar no programa."Com esse curso, vou aprofundar mais meus conhecimentos; dentro da minha área, é muito importante a utilização de recursos audiovisuais para visualização de mapas. O uso da internet, para busca de dados, também favorece muito a disciplina Geografia", destaca.

Além de propor melhorias na prática pedagógica de professores, o programa projeta benefícios ainda para a gestão pública educacional do Estado, já que qualifica também técnicos da UFMA e da SEDUC. Há ainda a dificuldade, por parte do gestor do ensino público, de entender como as mídias podem dinamizar a prática pedagógica. Por isso, minhas expectativas são de conhecer com mais profundidade esses instrumentos, para interagir melhor com a área do ensino", relata a cursista Samira Rodrigues, que atua na Gestão Institucional da SEDUC.

Esta é a 4ª oferta do programa Mídias na Educação no Maranhão. Durante o programa, os alunos poderão cursar os ciclos Básico (extensão) e Intermediário (aperfeiçoamento), e concluir com o ciclo Avançado, adquirindo assim certificação em nível de especialização.

Lugar: Ascom NEaD/UFMA
Texto: Tissiana Carvalhêdo