NEaD inicia capacitação com tutores da Rede Diversidade

publicado: 25/10/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
Cerca de 150 profissionais iniciaram uma Capacitação em Educação a Distância nos dias 22 e 23 de outubro no Hotel Holiday Inn, em São Luís. Promovida pelo Núcleo de Educação a Distância - NEaD, a formação visa selecionar tutores para os 12 cursos da Rede Diversidade que serão ofertados pela UFMA.

Na oportunidade, o público pôde conhecer os fundamentos da modalidade a distância através de vídeos apresentados pelo prof. Dr. Othon Bastos Filho, diretor do NEaD, que detalhou sobre os atores que fazem a modalidade acontecer no cotidiano dos cursos a distância. Já a palestra "Web 2.0", ministrada pelo prof. Ms. João Botenttuit, abordou sobre as ferramentas de comunicação disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA. Foi tratada ainda da temática "Autonomia em EaD", por meio de palestra proferida pelo prof. Dr. Reinaldo Portal, coordenador pedagógico do Núcleo.

Os tutores participaram ainda de aulas de ambientação sobre o Moodle, plataforma adotada pela UFMA que funcionará como ambiente de aprendizagem dos 12 cursos da Rede. "Para você ser tutor, é indispensável fazer esse tipo de capacitação, para aprender a trabalhar no sistema moodle, para você aprender esse novo tipo de relação com o aluno, com os trabalhos postados, com a avaliação, com os encontros presenciais", relata Verônica Pascuti, participante da formação.

Os encontros foram somente a primeira etapa da capacitação, como explica Reinaldo Portal. " O curso será realizado com 3 encontros presenciais. Agora foram os dois primeiros. Durante a semana os tutores vão começar a etapa online, realizando um grupo de tarefas no Ambiente Virtual de Aprendizagem", explica. O encerramento da capacitação será dia 13 de novembro com mais um encontro presencial.

Rede de Educação para a Diversidade

A Rede Diversidade é um programa resultante da parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), destinado às instituições integrantes do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A UFMA, por meio do NEaD, vai oferecer 12 cursos da Rede, sendo 3 especializações e 9 de extensão e aperfeiçoamento nas áreas de Educação para a Diversidade, Educação Integral e Integrada, Relações Étnico-Raciais, Gênero e Diversidade na Escola, Educação de Jovens e Adultos, Educação em Direitos Humanos, Educação do Campo, Material Didático e Mediadores de Leitura, Formação de Tutores e Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça.

O programa irá contemplar mais de 3.000 profissionais das redes públicas de ensino do Maranhão, que irão participar dos cursos nos Pólos UAB de Porto Franco, Carolina, Santa Inês, Imperatriz, Arari, São João dos Patos, Timbiras, Santa Quitéria, Caxias, Nina Rodrigues, Grajaú, Humberto de Campos, Codó e Bom Jesus das Selvas.

As inscrições para ingresso aos cursos serão realizadas de 01 de novembro à 30 de dezembro de 2010 , nos sites WWW.ufma.br e WWW.nead.ufma.br

Lugar: Ascom NEaD
Texto: Tissiana Carvalhêdo