NEaD em ação de acompanhamento pedagógico com coordenadores de tutoria

publicado: 20/05/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
O Núcleo de Educação a Distância promoveu, nesta terça-feira, 18, uma reunião com os coordenadores de tutoria, com o intuito de frisar a importância do tutor junto aos cursos da modalidade a distância. Na pauta, foi discutido sobre a metodologia de trabalho, o acompanhamento de alunos e professores, além de direcionamentos para o planejamento de ações estratégicas.

O diretor do Núcleo, Othon Bastos Filho, explica que iniciativas como essa fazem parte do planejamento pedagógico do setor, que compreende reuniões periódicas e formação continuada de professores e tutores. "É um processo metodológico que o NEaD adota para podermos monitorar e acompanhar as ações de cada ator na modalidade a distância", declara.

Para a coordenadora de tutoria do NEaD, Sylvania Cavalcante, o papel do tutor é imprescindível no estreitamento da relação entre o estudante e a Universidade. "O tutor vai atuar com base no planejamento que o professor leva para ele. A participação dele é importante porque faz com que o aluno se sinta mais próximo da Universidade. O papel dele é fundamental para a motivação do aluno" , explica.

Estiveram presentes, o diretor do NeaD Othon Bastos Filho; os coordenadores pedagógico e tecnológico, Reinaldo Portal e Ademir Martins; e o coordenador do curso de Pedagogia, prof. José Bolivar. Dentre os coordenadores de tutoria, compareceram: o prof. Hildeci Cavalcante (Administração), a profª. Kayla Rocha (Matemática), a profª. Isaíde Rodrigues (Química), o prof. Hercílio Rodrigues Administração Pública) e a profª. Dayani Pereira (Biologia).

Dando continuidade às atividades, haverá, ainda, mais dois encontros: o primeiro, na próxima sexta-feira, com os tutores de cada curso; o segundo na terça-feira, dia 25, para tratar da avaliação destes tutores. No dia 28, os técnicos dos pólos receberão um treinamento sobre videoconferência, com capacitação sobre manuseio de equipamentos, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e conhecimentos básicos de Informática.

Lugar: ASCOM NEaD / UFMA
Texto: Gustavo Rodrigues