NEaD e coordenações determinam diretrizes para cursos EaD

publicado: 01/11/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
Em reunião, nesta segunda-feira (31), entre a direção do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) e a coordenação dos cursos na modalidade educação a distância, foram definidas novas diretrizes de planejamento dos cursos.

A reunião definiu estratégias de gestão para avaliar o cenário atual dos cursos e planejar as intervenções adequadas à qualidade e bom andamento da oferta, explica o diretor do NEaD, Othon Bastos Filho.

Relatórios periódicos e planejamento

As coordenações passam a emitir relatórios semestrais do andamento dos seus respectivos cursos, por meio de documentação padrão.

O cronograma de atividades dos cursos e o planejamento acadêmico dos professores com auxílio das tecnologias educacionais, por meio da Coordenação Tecnológica, também esteve em pauta.

Iniciação científica

Em 2011, a UFMA iniciou a produção científica na modalidade EaD. Para isso, a Universidade tem buscado o investimento financeiro necessário.
Por meio do NEaD, serão elaborados as propostas de projeto para o custeio da atuação dos professores pesquisadores nos municípios com polo UAB/ UFMA e aos alunos de EaD (transporte, material didático e aparato tecnológico adequado). Os possíveis órgãos financiadores são a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão(Fapema).

Lugar: NEaD - UFMA
Texto: Gustavo Rodrigues