NEaD da UFMA marca presença na Semana Nacional de Tecnologia

publicado: 14/01/2009 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50
O Núcleo de Educação a Distância da UFMA marcou presença, nesta quinta-feira, 21, na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2010. Com o intuito de ressaltar o comprometimento de UFMA com a modalidade, o diretor do NEaD, Othon Bastos Filho, ministrou uma palestra sobre q qualidade dos cursos oferecidos.

A explanação abordou a política de capacitação da Universidade na capacitação dos seus profissionais (professores, tutores e coordenadores), a função desses docentes na EaD, a qualidade das instalações do Núcleo, assim como as produções de videoconferência e videoaula e o processo de interatividade entre educadores e alunos no interior. Destaque para a demonstração de uma mini videoconferência.

"A UFMA, nessa palestra, mostrou como está fazendo qualidade, a responsabilidade dela para gerar uma expansão sólida e consciente deforma continuada, para atingir a meta de 2012, de ter 20.000 estudantes na modalidade a distância", explica Othon.

Maria da Conceição Alves que assistiu a palestra, viu no Ensino a Distância, uma possibilidade de retomar os estudos e cursar o Ensino Superior. Moradora do município de Maracaçumé, Maria fala sobre seu interesse em estudar.

"[A palestra]Me estimulou pelo fato dos meus filhos ficarem batendo nesta tecla de que tenho que me graduar e estudar mais. O Ensino está cada dia mais avançado e a palestra me deu esse incentivo, não só para mim, mas para levar àqueles, também, que querem", comenta.

Já para Adriana Everton, estudante do Curso de Química Industrial na UFMA, a palestra desmistificou a ideia que tinha sobre a modalidade. "Eu não conhecia o NEaD. Achei muito interessante, até porque tirou mais aquele tabu de que EaD é pra quem não tem muita condição, ou para cursos mais fraquinhos. Também achei interessante a questão do número de alunos, que é muito grande. E vejo a opção de um outro curso, não só pra quem trabalha, ou quem tem que sustentar família".

O NEaD também disponibilizou, pela primeira vez na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, um estande sobre o setor e o trabalho desenvolvido por este no Maranhão. Estão expostos alguns trabalhos de profissionais do Núcleo, um exemplar do computador do Programa Um Computador por Aluno, bem como materiais didáticos, e as duas edições da revista Interativa.

Lugar: ASCOM/NEaD - UFMA
Texto: Gustavo Rodrigues