NEaD conclui relatório que demonstra as conquistas da UFMA em EaD

publicado: 11/01/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

8c6fb9132e98b42a06b65767bb290d11.jpg
A diretoria do Núcleo de Educação a Distância entregou, no último dia 06, o “Relatório das ações de 2010”, o qual demonstra a consolidação e início da institucionalização da modalidade na UFMA, atendendo à meta de contribuir para a democratização da educação superior no Estado.

Na ocasião, foram apresentados dados surpreendentes, que revelam o rápido e sólido crescimento da modalidade nos últimos três anos - resultado da política de incentivo desenvolvida pela administração e do empenho de professores e técnicos atuantes no Núcleo.

Todos os avanços quantificados no relatório são fruto do apoio dado pela Administração Superior desde o início da atual gestão. Isso nos possibilitou atender a uma demanda crescente, que pode ser notada tanto na quantidade de pólos, que em 2007 era apenas 1, e neste ano já são 22; quanto no número de cursos, pois começamos com duas graduações e hoje são 9, mais 8 cursos de pós-graduação e 10 de extensão e aperfeiçoamento; como no quantitativo de vagas ofertadas, que no início foram apenas 500 e hoje chegam a quase 15 mil vagas”, detalha o diretor do NEaD, Othon Filho.

O crescimento do número de docentes da Universidade capacitados através de cursos ministrados pelo Núcleo é uma das conquistas. Enquanto que em 2009 o Núcleo conseguiu beneficiar 150 professores, em 2010 esse número dobrou, chegando ao quantitativo de 331, com meta de atingir 800 docentes em 2011.

Outro avanço se deu na produção de livros didáticos. Só este ano foi produzido 54 edições de livros, enquanto que no ano anterior foram 15. Todos distribuídos gratuitamente aos alunos matriculados nos cursos a distância.

Na área tecnológica do Núcleo, o amadurecimento também é notável. Somente neste ano foram gerenciadas 128 salas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UFMA, possibilitando o atendimento diário (24h) à 5.485 alunos, professores e tutores de cursos de graduação e pós graduação. Já em 2008 foram criadas apenas 11 salas virtuais e em 2009 foram 23.

Segundo o coordenador tecnológico, Rômulo Martins, o número das vídeos também cresceram bastante, oferecendo aos alunos uma maior interatividade e qualidade no processo de ensino-aprendizagem. “ Em 2010 foram 266 vídeos realizadas, sendo 124 videoconferências para os Pólos UAB no Maranhão, 75 gravações/edições de vídeo-aulas e 67 reuniões utilizando o sistema de videoconferência ”, relata Rômulo.

O trabalho do Núcleo não se resume à capital maranhense. Dos 24 pólos UAB no Maranhão, a UFMA presta atendimento à 22. No campo de ambientações de informática, por exemplo, foram 747 alunos e técnicos participantes só este ano. Foram realizadas ainda 22 visitas técnicas para entrega, instalação e manutenção de equipamentos para videoconferência e laboratórios de informática.

Ao tomar conhecimento dos números da EaD na Universidade, o reitor Natalino Salgado reafirmou o total apoio à modalidade devido ao seu grande potencial social, garantindo ainda investimentos contínuos em 2011.

Última alteração em: 10/01/2011 10:05