NEaD articula parceria para uso de recursos hipermidiáticos

publicado: 23/03/2012 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

Imagem cérebro 3D

A UFMA caminha para a contínua inovação do processo de ensino e aprendizagem. O trabalho de articulação para o compartilhamento de tecnologia foi iniciado ontem, 22, com o Instituto Universidade Virtual da Universidade Federal do Ceará – UFC, considerada referência nacional em recursos multimidiáticos.

O Núcleo de Educação a Distância – NEaD da UFMA recebeu em sua sede, no campus do Bacanga, a visita do prof. Dr. Mauro Cavalcante Pequeno, diretor do Instituto UFC Virtual e integrante da diretoria da Associação Brasileira de Educação a Distância – ABED. Com uso de um tablet, Mauro Pequeno demonstrou a eficácia e variedade de recursos interativos disponíveis no ambiente Solar, Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA desenvolvido pela Federal do Ceará.

Em nossos cursos a distância, utilizamos um material digital multimidiático, com animação, vídeos, textos, filmes, recursos 3d, realidade virtual, realidade aumentada, é um material rico em recursos de interação”, afirma Mauro Pequeno, explicando ainda que os recursos são integrados à uma metodologia própria, que consegue estimular uma atitude mais participativa e colaborativa dos alunos.

Segundo prof. Msc. Rômulo Martins, Coordenador de Recursos Hipermidiáticos do NEaD/UFMA, a ideia é aprender com a experiência de mais de 10 anos da UFC em educação a distância, capacitando os profissionais locais para compartilhamento e aplicação de tecnologias em cursos da UFMA.

É um processo um pouco mais lento do que outras áreas, pois teremos que capacitar a equipe para trabalhar com recursos hipermidiáticos. E já usando uma tecnologia nova, o Adobe com HTML5, que é uma evolução, com ele não é necessário instalar o plugin [programa de computador] para rodar uma animação, por exemplo. Já temos, no NEaD, profissionais trabalhando nisso, estudando e produzindo recursos nesse novo padrão”, antecipa Rômulo.

O próximo passo será uma visita da equipe do Núcleo ao Instituto UFC Virtual, para verificação in loco da estrutura tecnológica e de recursos humanos necessária para implementar a produção dos recursos.

O prof. Mauro Pequeno foi recebido no NEaD pelo Diretor, Othon Bastos Filho; acompanhado de Reinaldo Portal, Coordenador de Gestão Pedagógica; Rômulo França, Coordenador de Recursos Hipermidiáticos; Leonardo Mesquita, Coordenador Tecnológico; Rafael Martins, Administrador do AVA/UFMA; e Walber Pontes, Coordenador do curso de Administração Pública.

Última alteração em: 23/03/2012 15:29