NEaD articula a estruturação de Núcleos de Pesquisa em EaD

publicado: 11/11/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

d5385326af25075d0cd4d265b54b70b7.jpgOs cursos de graduação a distância da UFMA ganharão mais um incentivo na área da pesquisa científica. Após reunião, no último dia 08, entre a diretoria do NEaD e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA, ficou acertado o lançado de um edital para estruturar Núcleos de Pesquisa em EaD.

O NEaD articulou, junto à FAPEMA, 1 edital direcionado a professores e alunos da modalidade a distância, em prol do financiamento da infraestrutura das pesquisas já organizadas. Num segundo momento, o foco serão as bolsas de iniciação científica nos polos UAB”, explica o prof. Dr. Othon Bastos Filho, diretor do NEaD.

A idéia base do edital é financiar infra-estrutura tecnológica para que professores e alunos possam firmar Núcleos de Pesquisa nos cursos de graduação a distância. Os núcleos vão funcionar nos polos UAB/UFMA, podendo agregar participantes de vários muncípios para o desenvolvimento das linhas de pesquisa. Num segundo momento, será lançado um novo edital para oferta de bolsas aos alunos que se destacarem.

Rosane Nassar Meireles, diretora da FAPEMA, fala do ineditismo do edital. “É a primeira vez que o foco é a pesquisa no ensino a distância”. Esclarece ainda que o intuito é dar o apoio necessário para que os núcleos permaneçam nos polos. “Os núcleos precisam se estruturar e crescer cada vez mais, então o aluno pode até concluir o curso, mas o núcleo não, vai ficar lá”, conclui Nassar.

Também esteve presente na reunião, o prof. Dr. Reinaldo Portal, coordenador pedagógico do NEaD. Segundo a Fapema, será feito agora um estudo do perfil dos professores da EaD da UFMA, para definição dos detalhamentos do edital e posterior lançamento.

Última alteração em: 10/11/2011 16:30