NEAD aposta na agilidade dos dispositivos móveis para produção de conteúdos complementares às aulas

publicado: 06/02/2013 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

A intenção é dar agilidade ao processo de produção de vídeos de curta-duração que reforcem conteúdos já trabalhados pelo professor com os alunos. "A vantagem de utilizar os dispositivos móveis está em poder produzir conteúdos digitais com maior rapidez, acompanhando o ritmo dinâmico de aprendizagem do aluno. Contudo, ainda estamos em fase de experimentação, amadurecendo o processo tanto do ponto de vista metodológico, como de estrutura técnica", destaca o professor Doutor Othon Bastos Filho, diretor do Núcleo de Educação a Distância da UFMA.

A proposta vem sendo testada no curso de Matemática a distância do Programa de Formação Especial para a Educação Básica do Plano de Ações Articuladas (Profebpar). De acordo com o professor Doutor Nilson Costa, coordenador do curso, as atividades contam com a participação dos tutores que tiram as dúvidas mais frequentes postadas pelos alunos nos fóruns de discussão do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Como a captura é realizada por um dispositivo móvel, o material não precisa necessariamente passar por um processo de edição, permitindo assim, uma maior velocidade na etapa de postagem do conteúdo audiovisual no ambiente virtual. A prática tem despertado a atenção de alunos, professores e servidores da Instituição.

Além de melhorar os processos da educação a distância, a iniciativa do NEaD visa atender à uma demanda do governo federal. Através de edital público que será relançado este ano, o governo vai apoiar projetos de fomento das Tecnologias de Informação e Comunicação nos cursos presenciais. Os benefícios incluem auxílio a professores e tutores, para aquisição de mobiliário e equipamento necessários para a implantação dos projetos, e custeio da compra de softwares e materiais de consumo.

Clique aqui para ver o vídeo

Revisão de Texto: Carol Veloso

Lugar: UFMA