Muito além da Educação a Distância

publicado: 14/01/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50

7837de46894c8db8e6ce5c7e1d3db2b3.jpg
O Núcleo de Educação a Distância da UFMA tem como principal finalidade servir de ferramenta eficaz na difusão do conhecimento, atuando paralelamente ao ensino presencial. Mas em 2009, o NEaD superou as expectativas e, além do trabalho de coordenar cursos a distância e viabilizar aulas através de videoconferências, realizou atividades que fizeram todo o diferencial na Universidade.

Do total de 65 videoconferências, 20 foram destinadas a defesas de monografias, dissertações e teses, auxiliando aqueles professores que precisam viajar para fazer parte de bancas examinadoras. Ainda dessa quantidade, 10 reuniões de trabalho foram feitas em sessões de videoconferência, o que fez com que a Universidade fechasse projetos com outras instituições e assim adquirisse mais recursos.

Eventos de grande importância para a UFMA, como as eleições para nova gestão do Hospital Universitário e parte da programação do XXI Seminário de Iniciação Científica, puderam ser acompanhados em tempo real pela internet, através da transmissão feita pelo Núcleo. “Nós realizamos 12 transmissões de gravação de eventos externos durante o ano, desenvolvendo a tecnologia e a inclusão digital na Universidade”, comemora Othon Bastos, diretor do Núcleo.

Em 2009, o NEaD realizou também atendimento pedagógico, onde 94 alunos do ensino a distância solicitaram informações e esclareceram dúvidas relacionadas à modalidade de ensino. Além disso, 92 professores da Universidade foram atendidos e participaram dos cursos oferecidos pelo Núcleo como tutoria e ambiente virtual. “No intuito de trocar experiências e organizar os cursos a distância, fizemos quatro encontros de coordenadores de curso e dois com os coordenadores de pólos e tutores”, explica Othon Bastos, coordenador do Núcleo.

Para este ano, uma das principais metas do NEaD é apoiar as pesquisas relacionadas ao incentivo do uso de tecnologias em sala de aula, comprovando o interesse do Núcleo em agregar conhecimento e práticas tecnológicas para além do ensino a distância. As atividades atribuídas ao NEaD já começaram e para a última semana de janeiro, está previsto o lançamento da segunda edição da Revista Interativa, publicação que tem por objetivo se tornar uma das fontes de pesquisa e referência em Educação a Distância.

Última alteração em: 13/01/2010 15:42