MMFDH em parceria com a DTED/UFMA lança curso online sobre acessibilidade em delegacias

publicado: 27/09/2021 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

Com carga horária de 30 horas, a oportunidade educacional é composta de cinco módulos e aborda o atendimento inclusivo à população PcD, em especial as meninas e mulheres com deficiência vítimas de violência e Doenças Raras.

Estão abertas as inscrições para o curso online “Acessibilidade nas Delegacias Brasileiras e Atendimento às Mulheres e Meninas com Deficiências e Doenças Raras''. O objetivo da capacitação é oferecer, nos serviços de segurança pública, assistência adequada à população feminina com deficiência, de modo a salvaguardar os direitos e as liberdades fundamentais dessa parcela da sociedade. As matrículas podem ser realizadas por meio da plataforma www.saiteava.org

O curso é fruto da articulação entre o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por intermédio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Coordenação-Geral de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão - DTED/UFMA.

A capacitação é gratuita, ofertada na modalidade a distância (autoinstrucional) e possui início imediato. O público-alvo são servidores públicos dos órgãos da Segurança Pública (Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Polícia Ferroviária Federal; Polícias civis; Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares) que estejam envolvidos no atendimento à população em delegacias, bem como demais interessados pela temática.

Para mais informações sobre como acessar os recursos educacionais no ambiente virtual, SAITE AVA, acesse o tutorial clicando aqui.

WEBINÁRIO

Além disso, outra oportunidade do curso será o webinário “Mulheres e meninas com deficiência e com Doenças Raras que sofreram violência: O que fazer?”, que acontecerá, ao vivo, na quarta-feira (29), a partir das 16h.

O webinário tem como objetivo abordar e descrever o fluxo de atendimento adequado nas delegacias às situações de violências contra mulheres e meninas com deficiências e com doenças.

A palestra será ministrada por Ana Carolina Machado Jorge, Delegada de Polícia Civil do Departamento de Atendimento a grupos vulneráveis do município de São Cristovão, Coordenadora-geral do Programa de Prevenção e Mediação de Conflitos da Polícia Civil de Sergipe e uma das autoras do conteúdo do curso.

O evento contará também com a participação de Natalino Salgado Filho, Reitor da UFMA, Profa. Dra. Ana Emilia Figueiredo, Diretora da DTED/UFMA, e Claudio de Castro Panoeiro, Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

O webinário é gratuito e aberto para a sociedade em geral, o mesmo será transmitido pelo YouTube, através do canal “EaD para Você”, o link de acesso é: https://youtu.be/xwT1puqlI64.

PANORAMA DA VIOLÊNCIA

Segundo dados divulgados pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, em 2019 foram registrados 12,9 mil denúncias de violações contra a integridade física e psicológica de Pessoas com Deficiência. Esses números alarmantes são consequência direta de um comportamento discriminatório em relação à deficiência e os crimes cometidos contra a população PcD são acompanhados de outro agravante: os atingem de forma mais severa.

Isso porque a Pessoa com Deficiência encontra diversos obstáculos, estruturais, sociais e atitudinais para denunciar junto aos órgãos competentes episódios de violência e desrespeito aos direitos humanos. Barreiras urbanísticas, de comunicação e informação e, sobretudo, condutas que segregam a participação dessa população na sociedade, minando a autonomia e a independência dessas pessoas, são fatores que contribuem para uma realidade cercada de violência das mais diversas naturezas.

TEMÁTICAS ABORDADAS

Com carga horária de 30 horas, dividido em cinco módulos, o curso aborda uma gama de assuntos relacionados à história e aos direitos da população PcD, com destaque para a evolução do conceito de deficiência; direitos das Pessoas com Doenças Raras; marcos legais para acessibilidade; comportamento sociocultural de convivência e eliminação da discriminação em relação à deficiência; tecnologia assistiva e comunicação alternativa; perspectivas teóricas sobre estigmas e vulnerabilidade; a diversidade das pessoas com deficiências e com Doenças Raras. Formas de violência contra a mulher e acionamento da rede de proteção.

A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador, com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução em Libras) e, também, com versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de aprendizagem, o estudante terá acesso a diversos objetos educacionais e estratégias de avaliação, tais como: PDF, infográfico interativo, vídeos, e-books entre outros.

CERTIFICAÇÃO (CURSO)

O aluno poderá emitir a sua certificação caso obtenha nota final maior ou igual a 70.0 (setenta) após o somatório de todas as atividades avaliativas disponíveis no “mapa de recursos”. Também deverá concluir o Questionário de Avaliação do Curso, responder à situação-problema (pré e pós-teste) e navegar em todos os recursos educacionais disponíveis no AVA.

O certificado é gratuito, reconhecido pelo MEC e validado pela Universidade Federal do Maranhão.

Texto: DTED/UFMA

Última alteração em: 27/09/2021 18:29