Ministério da Educação e Universidade Federal do Maranhão lançam curso gratuito e autoinstrucional destinado a qualificação de preceptores em saúde

publicado: 10/12/2022 19h22, última modificação: 12/12/2022 11h43
A solenidade de lançamento acontece no dia 12 de dezembro de 2022, às 9h, no canal institucional do MEC e da UFMA no Youtube.
151F86FB-7EC5-4A21-B23A-47165535E01E.jpeg

O Ministério da Educação, por meio da Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde em parceria com a Universidade Federal do Maranhão - UFMA Virtual e sua Diretoria de Tecnologias na Educação da UFMA, realizam no dia 12 de dezembro de 2022, às 9h, o lançamento do curso de Formação de Preceptores para a Educação em Saúde – FORPRES. A solenidade será transmitida no canal institucional do MEC e da UFMA no Youtube.
O curso é gratuito e inovador. Busca desenvolver soluções educacionais com o intuito de promover um programa de aperfeiçoamento destinado a preceptores em saúde que atuam na graduação, internato médico e residência em saúde, bem como profissionais em geral com interesse na temática do programa.
O curso:
O curso “Formação de Preceptores para a Educação em Saúde – FORPRES” é gratuito, 100% on-line e autoinstrucional. Também oferece certificado imediato após a conclusão.
As inscrições para o curso estarão abertas a partir do dia 16 de dezembro de 2022 a 30 de junho de 2023 no site ufmavirtual.ufma.br. As aulas serão iniciadas em 29 de dezembro de 2022, neste mesmo dia será disponibilizado o Módulo 1 do programa. O curso abordará as práticas pedagógicas que fortalecem a condução do preceptor no processo de ensino-aprendizagem nos contextos de educação em saúde, como os ambientes da graduação, internato médico e residência em saúde.
Com carga horária de 180 horas e 120 dias como tempo máximo para conclusão, o programa é dividido em 5 módulos, sendo estes: módulo 1- O eu preceptor no contexto da educação em saúde (45h); módulo 2- Planejamento, gestão e autoconhecimento (30h); módulo 3- Ensino e Qualificação Profissional (45h), módulo 4- A Inserção de Tecnologias na Educação (30h) e módulo 5 - Metodologias Ativas (30h). O participante aprenderá sobre os princípios, diretrizes e normativas para a atuação do preceptor no contexto da educação em saúde, bem como a realização de planejamento, implementação, monitoramento e avaliação das ações em preceptoria. O curso também fornecerá subsídios para o reconhecimento das competências e habilidades necessárias para o desempenho profissional do

preceptor na realização de supervisão, monitoramento e avaliação nos cenários de prática.
A coordenação geral do curso é do Prof. Sérgio Henrique da Silva Santos. Sérgio Santos possui graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (1990); residência médica em Clínica Médica e Pneumologia; Especialização em regulação e saúde. Foi docente dos cursos de graduação em Medicina na ESCS, Universidade Católica de Brasília e UniCeub. É atual presidente da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CnRMS), membro da Comissão Mista de Especialidades do Conselho Federal de Medicina (CFM). Foi preceptor de graduação e de programas de residência. Conhece detalhadamente as ferramentas para gestão dos sistemas de assistência em saúde. Tem particular interesse em Gestão de Sistemas de Saúde, Educação em Saúde, Ensino Médico, Humanidade Médica e Profissionalismo em Saúde. Atualmente é Diretor de Desenvolvimento da Educação em Saúde no Ministério da Educação.