Notícias
Matrículas abertas para curso da UNA-SUS/UFMA sobre saúde bucal no cuidado a mulheres vítimas de violência
Já estão abertas as matrículas para o programa de aperfeiçoamento “A equipe de saúde bucal no cuidado e proteção das meninas e mulheres vítimas de violências”, ofertado pela UNA-SUS/UFMA. A formação é gratuita e as inscrições podem ser realizadas diretamente no Ambiente Virtual de Aprendizagem da UNA-SUS/UFMA.
O curso é destinado a estudantes e profissionais de saúde bucal do SUS, além de outros trabalhadores da saúde e interessados na temática. A oferta é realizada na modalidade Educação a Distância (EaD), em formato autoinstrucional, com webinários temáticos que apoiam o processo de aprendizagem e aprofundam o debate sobre o enfrentamento às violências de gênero no contexto da saúde.
As atividades terão início no dia 31 de março.
A iniciativa busca ampliar o papel das equipes de saúde bucal no cuidado integral à saúde, fortalecendo a capacidade dos profissionais de reconhecer sinais de violência e atuar de forma integrada com a rede de proteção.
“Nos atendimentos odontológicos, lesões na face, boca e região da cabeça podem ser indícios de agressões. Por isso, a capacitação das equipes é considerada estratégica para ampliar a identificação precoce de casos e garantir acolhimento adequado às vítimas no âmbito do Sistema Único de Saúde”, apontou a coordenadora do Curso, Judith Pinho.
Estrutura do programa
O programa de aperfeiçoamento é composto por seis módulos independentes, permitindo que os participantes avancem de forma progressiva no tema. Cada módulo conta com certificação própria, além da certificação para quem concluir todo o programa com carga horária total de 180 horas.
Conheça o conteúdo programático:
-
Módulo 1: Enfrentamento das violências contra meninas e mulheres pelas equipes de saúde bucal - 30h (matrículas abertas)
-
Módulo 2: O papel dos profissionais da saúde bucal na identificação das violências - 30h
-
Módulo 3: Protocolos, fluxos e notificação na rede de enfrentamento - 30h
-
Módulo 4: Odontologia legal e registros de evidências - 15h
-
Módulo 5: Condutas profissionais frente às lesões traumáticas - 45h
-
Módulo 6: Impactos da violência na saúde mental - 30h
Para a coordenadora do curso, “ao qualificar trabalhadores do sistema de saúde para lidar com essas situações, o programa contribui para melhorar o acolhimento das vítimas, ampliar a identificação precoce dos casos e fortalecer a rede de proteção social”, frisou Judith Pinho.