Notícias
Mais de 400 profissionais do SUS iniciam especialização pela UFMA
publicado:
04/03/2010 00h00,
última modificação:
02/12/2021 09h50
Com duração de 12 meses, a especialização será ofertada na modalidade a distância nos Pólos de São Luís, Imperatriz e Codó. Para os profissionais ingressantes, o curso representa uma oportunidade de proporcionar, futuramente, melhorias efetivas no atendimento do SUS. "Este curso vai ajudar a resolver problemas crônicos na Rede Pública de Saúde dos municípios do Maranhão, pois vai capacitar pessoas para gerir recursos de forma mais apropriada", afirmou Márcio Monteiro, médico de Santana do Maranhão que ingressou na pós-graduação.
A especialização foi iniciada com mesa redonda, reunindo a profª Drª Dorlene Cardoso, coordenadora do curso; a prof. Msc. Nair Portela, diretora da Divisão de Ensino, Pesquisa e Extensão do HU; o diretor do NEaD, prof. Dr. Othon Bastos Filho; o diretor geral do HU, prof. Dr. Vinícius Nina, e o prof.º Msc. Egídio Ribeiro, representando a Secretaria Estadual de Saúde do Maranhão - SESMA. Em seguida, foram proferidas as palestras "A importância da Qualificação dos Gestores para o SUS" e a "Experiência de Gestão em Saúde no município de Lago do Junco". Toda a programação foi transmitida por videoconferência para os Pólos de Codó, Imperatriz e São Luís.
Durante a solenidade, a modalidade do curso foi um dos assuntos em destaque."É com grande satisfação que vemos a Universidade capacitando técnicos que vão seguramente retornar a seus municípios. E o fato do curso ser na modalidade a distância, mostra a capacidade das Universidades em multiplicar a informação, em disseminar o conhecimento", relatou Egídio Ribeiro, da SESMA.
Aula inaugural com inovação tecnológica
O início da especialização em Gestão de Sistemas e Serviços em Saúde pode ser considerado ainda um marco de inovação tecnológica para a UFMA. "Hoje é um dia marcante para a Universidade, pois estamos fazendo a primeira transmissão multi-pólos, ou seja, estamos transmitindo a aula inaugural por videoconferência, simultaneamente, para Codó, Imperatriz, e São Luís, demonstrando desta forma, a consolidação e expansão da EaD na UFMA", relatou o diretor do NEaD, prof. Dr. Othon Bastos Filho.
Lugar: Ascom NEaD/UFMA
Texto: Tissiana Carvalhêdo
Última alteração em: 26/02/2010 00:00