Mais de 200 alunos iniciam licenciaturas no interior do Estado

publicado: 22/09/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
Jovens de Anapurus, Bom Jesus da Selvas, Fortaleza dos Nogueiras, Carolina e municípios adjacentes ingressaram no último sábado, 18, nos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia. As graduações são ofertadas com apoio do Núcleo de Educação a Distância e financiamento do projeto Universidade Aberta do Brasil - UAB.

Através de encontro presencial, a aula inaugural dos cursos reuniu o total de 230 calouros, distribuídos nos quatro municípios-pólos. Na oportunidade, ocorreu a exibição do vídeo institucional da UFMA, apresentação sobre a metodologia e calendário dos cursos, distribuição de livros impressos e Kits para alunos, além da exibição de vídeo-aula sobre "A importância da EaD hoje e o perfil do aluno", com o prof. Dr. Othon Bastos Filho, da disciplina Introdução à Educação a Distância. Após a cerimônia, foram realizadas reuniões de trabalho entre alunos e coordenadores de curso.

"Mostramos aos alunos o cuidado que a Universidade está tomando na organização e desenvolvimento das atividades desta importante modalidade de educação. Foi uma aula inaugural interessante, importante para que todos conhecessem um pouco mais da UFMA e de sua importância para o Maranhão", relata o coordenador Pedagógico do NEaD, prof. Dr. Reinaldo Portal, que participou da aula no pólo de Bom Jesus das Selvas, juntamente com o coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, prof. Msc. Artur Silva; e o coordenador do curso de Pedagogia, prof. Dr. José Bolivar.

Na graduação em Matemática ingressaram 180 estudantes, distribuídos nos pólos de Anapurus, Bom Jesus das Selvas, Carolina e Fortaleza dos Nogueiras. Já na graduação em Pedagogia, foram 50 alunos no pólo de Bom Jesus das Selvas. Ambos os cursos possuem duração de 8 semestres letivos, com 20% de atividades presenciais e 80% na modalidade a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem e videoconferências.

Lugar: Ascom NEaD/UFMA
Texto: Tissiana Carvalhêdo