Mais de 1 mil professores vão participar de formação continuada pela UFMA

publicado: 04/03/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50
A partir de março, a UFMA inicia a quarta oferta do programa de formação continuada a distância Mídias na Educação, um projeto federal desenvolvido no Estado através do Núcleo de Educação a Distância - NEaD, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Com a iniciativa, mais de 1 mil professores das redes públicas de ensino serão capacitados.

"O programa Mídias na Educação tem contribuído muito para a Educação Básica do Maranhão. Seu objetivo maior é formar os professores em exercício, das redes estadual e municipal, no uso das diferentes mídias, na perspectiva da integração delas", relata o prof. Domício Maciel, coordenador do Mídias pela UFMA.

Entre os dias 8 e 12 de março, serão realizados encontros presenciais para o início da quarta oferta do programa, com 1.006 cursistas distribuídos em 8 pólos. Os alunos poderão cursar os ciclos Básico (extensão) e Intermediário (aperfeiçoamento), e concluir com o ciclo Avançado, adquirindo assim certificação em nível de especialização. Durante o programa, serão capacitados para o uso pedagógico das diferentes tecnologias de informação e comunicação, a fim de dinamizar o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula.

O coordenador Domício Maciel fala das expectativas para mais esta oferta."Os novos professores-cursistas podem esperar seriedade e dedicação da equipe de Tutoria, no sentido de dar a eles a melhor formação possível; já a Universidade, espera que eles se empenhem ao máximo, pois dessa forma, não só eles como profissionais, mas toda a comunidade escolar será beneficiada", avalia.

Preparação de Tutores

Atualmente, a equipe da UFMA encontra-se em fase de preparação para o início das novas turmas. A última ação neste sentido foi realizada dia 24 de fevereiro, com a reunião de coordenadores e tutores na sede do NEaD. Na pauta, foi discutido sobre a rotina de trabalho do tutor e dos cursistas, o uso do ambiente virtual de aprendizagem, processo de avaliação, dentre outros assuntos. Todos os tutores atuantes são qualificados previamente pela UFMA através do curso de Formação em Tutoria On Line.

Lugar: Ascom NEaD/UFMA
Texto: Tissiana Carvalhêdo