IV Encontro de Coordenadores de Polo UAB/UFMA

publicado: 14/01/2009 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h50
A educação a distância cresce cada vez mais e, com ela, as iniciativas de expansão do papel da Universidade por todo o estado. Visando a integração dos profissionais da modalidade, a UFMA, por meio do Núcleo de Educação a Distância (NEaD), realizou a quarta edição do Encontro de Coordenadores dos Polos Universidade Aberta do Brasil (UAB)/UFMA, nesta terça-feira (18).

IV Encontro de Coordenadores: integração e participação

Durante as atividades no Auditório Central, no Campus do Bacanga, os participantes tiveram a oportunidade de trocar experiências e manter contatos mais próximos com coordenadores de curso, técnicos e professores do NEaD, o que contribuiu para familiarizá-los à metodologia desenvolvida pela UFMA. Por meio dos relatos individuais, os representantes dos polos expuseram os avanços e dificuldades enfrentadas no cotidiano.

"Pretendemos promover a troca de experiências e conhecimentos, assim como estudar e implementar maneiras de intervenção para a melhoria da nossa oferta em 2012, explicou o diretor do NEaD, Othon Bastos Filho.

Educadora há 28 anos, porém marinheira de primeira viagem na EaD, a coordenadora do polo de Humberto de Campos, Socorro Machado, participou do evento e enfatizou o estímulo ao progresso feito pela UFMA com a modalidade. "A minha experiência pela primeira vez como coordenadora de polo está sendo boa, uma experiência nova, e tem contribuído na minha profissão como educadora também. A UFMA tem contribuído com os cursos no município, o que vem justamente a calhar no que o município mais precisava", relata.

Programação

A mesa de abertura contou com a presença do Vice-reitor da UFMA, Antônio Oliveira, do pró-reitor de Pesquisa e Pós- Graduação, Fernando Carvalho, e do diretor Othon Bastos. Além do intuito de integração, as principais temáticas abordaram uma avaliação geral do Núcleo e novas perspectivas: estrutura e ampliação do Núcleo, projetos, avaliação de desempenho, sistema de controle acadêmico, tecnologias etc.

Um dos destaques foi a participação dos representantes do NEaD da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). A diretora do setor, Márcia Percília, e o coordenador geral do Programa de Fomento para uso das TICs na UESPI, Mário Eduardo Pinheiro, apresentaram um breve relatório sobre o cenário da EaD na instituição piauiense.

"Estamos aqui neste encontro para mostrar o nosso NEaD também, com os pontos positivos, os cursos ofertados, os polos em que atuamos, mostrar que existem poucas diferenciações entre os Núcleos e o que pode ser ajudado mutuamente, apesar de serem uma instituição federal e uma estadual em parceria ( e sabemos que os meios de fomento e trâmites são diferentes. Mas houve uma integração e um benefício mútuo. E a gente tem só que agradecer esta parceria e esperar que outras sejam firmadas para o futuro", comentou Percília.

Lugar: NEaD - UFMA
Texto: Gustavo Rodrigues