Inteligência Artificial e Generativa: tema é discutido na Aula Inaugural do curso em Análise de Dados e Inteligência Artificial

publicado: 23/01/2024 16h41, última modificação: 23/01/2024 16h41
A aula foi ministrada pelo professor Anselmo Paiva e está disponível na íntegra no YouTube.
AULA DADOS.PNG

Na noite dessa segunda-feira, 22, a Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) realizou a Aula Inaugural do Curso de Especialização em Análise de Dados e Inteligência Artificial, ministrada pelo Prof. Dr. Anselmo Paiva. O evento ocorreu virtualmente, com transmissão no Canal EAD Para Você, no YouTube.

A chefe da Divisão Administrativa, Caroline Monteiro, que, na ocasião, representava a diretora da DTED, Patrícia Machado, deu as boas-vindas aos estudantes. “A pós-graduação é um período de crescimento pessoal e profissional onde terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e também explorar novas ideias, perspectivas e colaborações. Sejam todos bem-vindos ao curso de especialização em Análise de Dados e Inteligência Artificial”, proferiu.

Ofertada nos municípios de Imperatriz, Fortaleza dos Nogueiras, Timbira, São Luís e Alcântara, a expectativa, de acordo com o coordenador da especialização, Alex Barrada, é contribuir para a capacitação profissional de recursos humanos para atender as dinâmicas do mercado contemporâneo.

“Estamos orgulhosos em poder oferecer este curso em tantas localidades contribuindo para o acesso à educação em Análise de Dados e Inteligência Artificial pelo estado do Maranhão. A ideia é proporcionar aos alunos condições de desenvolver soluções genuínas para problemas complexos pelo uso de técnicas de aprendizado de máquina com uma visão atual de tecnologias utilizadas nas principais indústrias da área”, ressaltou.

A aula ministrada pelo professor Anselmo Paiva contou com a palestra intitulada “Inteligência Artificial e Generativa: Aspectos, aplicações e implicações”. Na exposição, o professor apresentou o conceito de Ciência de Dados e sua aplicação dentro da Inteligência Artificial.

“A Ciência de Dados é a área que gerencia, manipula, extrai e interpreta conhecimento a partir de grandes volumes de dados. É um campo multidisciplinar que visa enfrentar os desafios do Big Data. Ela envolve Ciência da Computação, Matemática e Estatística com o objetivo de tornar essa informação útil para empresas e sociedade”, explicou Paiva.

Vale ressaltar que, o uso de dados aplicados na inteligência artificial tem seus prós e contras, continuou o docente. “Como a Inteligência Artificial Generativa temos a criação de novo conteúdo, eficiência melhorada, personalização e Inovação. Em contrapartida, temos a qualidade do conteúdo questionável, falta de compreensão dos algoritmos subjacentes, pode levar à geração de conteúdo tendencioso e preocupação sobre a propriedade e controle do conteúdo gerado relevante para as indústrias criativas”, apontou o palestrante.

A palavra-chave que definiu a aula magna foi “maturidade”. “Acredito que a primeira coisa que a pessoa tem que adquirir é a maturidade intelectual ou conceitual daquele assunto que está sendo estudado para depois fazer bom uso daquela ferramenta. Dessa maneira, será possível explorar essa tecnologia com responsabilidade, entender como ela é construída, quais as limitações que possui e o que pode oferecer de bom uso”, declarou Paiva.

Assista na íntegra a Aula Inaugural do curso de Especialização em Análise de Dados e Inteligência Artificial.