Inscrições para as disciplinas de reofertas dos cursos de graduação na modalidade a distância da DTED/UFMA começam na segunda, 12

publicado: 05/06/2023 18h01, última modificação: 12/06/2023 13h02
01 INSTAGRAM feed e Portal AVA 02-06.png

A Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA) lança a 8° Chamada para matrícula de disciplinas de reofertas para o cursos de graduação na modalidade a distância iniciados em 2017.2 e 2018.2. As inscrições poderão ser realizadas por meio do Sistema de Seletivos da DTED/UFMA no período de 12 a 21 de junho.

As vagas são destinadas aos estudantes que tenham vínculo ativo no SIGAA e tenham sido reprovados nas disciplinas listadas nesta Chamada, além de obedecer ao ano de oferta, curso e o polo no qual estejam cadastrados. Veja aqui a lista de disciplinas

A Chamada contempla 112 disciplinas dos seguintes cursos: Administração, Administração Pública, Computação, Física, Letras, Matemática e Pedagogia. As disciplinas do ciclo 7, ocorrerão no período de 17/07/23 a 31/08/23. Todas as disciplinas deste ciclo se encerrarão 31/08/23.

Segundo a coordenadora pedagógica, Patrícia Machado, a matrícula em disciplina de reoferta reforça o vínculo do aluno com a UFMA. “A inscrição em disciplina de reoferta reitera a formalização do vínculo do aluno com o curso de Graduação e, portanto, em caso de não cumprimento ou não integralização das atividades a ela pertinentes, o aluno estará, consequentemente, reprovado. Assim, uma vez inscrito na disciplina de reoferta, o aluno é obrigado a cursá-la. Portanto, verifique com atenção as disciplinas que poderá cursar”, aconselhou a docente.

Não será concedido novo prazo de matrícula. “O aluno deverá obedecer às datas disponibilizadas nesta Chamada, porque não será concedido novo prazo. Para outras disciplinas de reofertas, que não tenham sido contempladas neste primeiro Ciclo, o aluno deverá aguardar o lançamento de novas reofertas”, frisou Machado.

Vale ressaltar que, o aluno terá até 10 dias a partir do início das atividades da disciplina de reoferta para solicitar o cancelamento da sua respectiva inscrição sob pena de reprovação por nota.

“A reprovação do aluno três vezes na mesma disciplina causará o cancelamento temporário do vínculo desse estudante com o Curso e, consequentemente, a perda da sua graduação na Universidade. Por isso, esperamos que o estudante aproveite a oportunidade e regularize sua grade curricular”, pontuou a coordenadora pedagógica.

Em caso de dúvidas, o aluno deve consultar a Secretaria e Coordenação do seu Curso enviando uma mensagem por meio da Central de Atendimento da DTED/UFMA

Leia na íntegra a 8° chamada para matrícula de disciplinas de reofertas para o cursos de graduação UAB iniciados em 2017.2 e 2018.2 – Ciclo 7

Como fazer a inscrição?

Passo 1:

Fazer o cadastro no site http://seletivos.dted.ufma.br/  (para os alunos que irão acessar o sistema de Seletivos pela primeira vez).

Passo 2:

Acessar o sistema de Seletivos com “login” e “senha” criados no momento do cadastro (recomendamos que sejam os mesmos para acesso ao SIGAA).

Passo 3:

Ao entrar no sistema ele trará informações como, nome, matrícula e ano de ingresso, ou seja, se iniciou em 2017.2 ou 2018.2. Caso esteja faltando alguma informação, será solicitado que “atualize o cadastro”.

Passo 4:

Anexar a declaração de aluno regularmente matriculado emitida pelo SIGAA.

Passo 5:

Selecionar o Curso e o Polo no qual está cadastrado.

Passo 6:

Identificar as disciplinas que têm reprovação.

Passo 7:

Finalizar a inscrição.