Iniciado aprimoramento de professores da UFMA no projeto "Um Computador por Aluno"

publicado: 21/10/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

acc34e0c39be5da8f0b56437dc7b7455.jpgDurante os dias 19 e 20 de outubro, o Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da UFMA recebe os professores da Universidade Federal do Ceará, Melo Júnior e Karla Silva. O objetivo do encontro é capacitar os profissionais da Universidade que irão atuar no Projeto Um Computador por Aluno, do Ministério da Educação. Na ocasião, se reúnem professores da UFMA e do Colégio Universitário e representantes da Secretaria de Estado de Educação do Maranhão (Seduc). As atividades acontecem na Escola de Gestores do Governo, em São Luís.

Melo Júnior e Karla participam do Projeto pela UFC que, atualmente, trabalha com 9 escolas no Ceará. Além da Federal do Maranhão, a equipe vai também realizar a capacitação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na Federal do Piauí. Segundo Karla, há possibilidades da realização dos trabalhos também na Universidade Federal do Pará.

“A ideia é passar para vocês a nossa experiência. Nossas expectativas com relação à UFMA são das melhores porque percebemos aqui no encontro que, tanto a Secretaria do Estado quanto a Universidade estão integradas”, afirma a professora.

A programação do encontro conta com a apresentação do Projeto, estratégias de organização, principais desafios, explanação sobre o Uquinha, metodologias empregadas e etapas do processo. Os docentes também terão a oportunidade de entrar em contato com os computadores disponibilizados pelo MEC.

Entenda o Projeto UCA

O Programa Um Computador por Aluno é um projeto do governo federal que irá fornecer 150 mil laptops educacionais para escolas públicas de todo o país. O Maranhão será contemplado por meio da UFMA. Pelo NEaD, a Universidade será responsável por criar estratégias pedagógicas e logísticas para implementação do projeto em 9 escolas públicas das redes estadual e municipal – cada escola vai ser contemplada com 500 computadores.

O projeto tem a duração de 12 meses e é composto por 3 etapas. A primeira consiste no acompanhamento da entrega dos equipamentos nas instituições de ensino, no próximo mês de agosto. Na segunda etapa, a UFMA fará uma formação continuada a professores das redes públicas de ensino, que posteriormente serão os multiplicadores do programa, orientando pedagogicamente o uso dos computadores pelos alunos nas escolas contempladas; já a terceira, será realizada com a verificação e avaliação dos procedimentos dos multiplicadores em sala de aula.

Última alteração em: 20/10/2010 00:30