Inicia 2ª turma do Programa de Capacitação de Professores em EaD

publicado: 09/06/2010 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51
Para assegurar o alto padrão de qualidade no atendimento oferecido pela UFMA aos alunos dos cursos a distância é necessário promover continuamente a formação dos docentes. Com esse propósito, o Núcleo de Educação a Distância - NEaD realiza até o dia 18 de junho a 2ª oferta do Programa de Capacitação de Professores em EaD . O curso foi iniciado ontem (8) com 35 professores e tutores vinculados aos cursos da Universidade nessa modalidade.

"A modalidade a distância trabalha com muitas tecnologias e com uma metodologia diferente. Essas capacitações são importantes para que o professor verifique quais são as possibilidades de ferramentas que ele pode utilizar para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem", explica o diretor do NEaD, Othon Bastos Filho.

Com duração de 9 dias (45h), o curso trabalhará com conceitos e componentes da EaD, atribuições do professor e do aluno, processo de tutoria, metodologia, objetos de aprendizagem, tecnologias de informação e comunicação - TICs, avaliação, produção de material didático, dentre outros conteúdos.

Nos 4 últimos dias, os cursistas farão um treinamento no Ambiente Virtual de Aprendizagem , com a possibilidade de entender na prática a funcionalidade de cada ferramenta de aprendizagem, tais como chat, fórum e vídeo-aula.

Com base na primeira oferta do curso no mês de março, o coordenador pedagógico do Núcleo destaca as implicações positivas do programa para a qualidade do ensino. "Os professores que serão certificados com esse curso compreenderão melhor como acontece essa modalidade de ensino e, a partir daí, terão possibilidades mais efetivas de desenvolver um trabalho educativo de melhor qualidade", pontua.

O programa de capacitação acontece na sala de tutoria do NEaD (Prédio Castelão - Campus do Bacanga). Para conhecer a PROGRAMAÇÃO, Clique AQUI

Lugar: Assessoria NEaD/UFMA
Texto: Tissiana Carvalhêdo