Inclusão no turismo: DTED/UFMA e MTUR abrem inscrições para o curso “Turismo Acessível às pessoas com deficiência física e/ou com mobilidade reduzida”

publicado: 07/02/2024 16h13, última modificação: 07/02/2024 18h33
A capacitação é 100% on-line, gratuita, certificada e é o quinto curso a integrar o Programa de Qualificação Turismo, Inclusão e Acessibilidade. O acesso aos conteúdos é imediato.
BANNER_HOME.png

Estão abertas as matrículas para o curso “Turismo Acessível às pessoas com deficiência física e/ou com mobilidade reduzida”, ofertado pela Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA), em parceria com o Ministério do Turismo. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 01 de julho na plataforma https://qualifica.turismo.gov.br/. A oferta educacional é on-line, gratuita, certificada e o início das aulas é imediato.

Com carga horária de 30 horas, o curso tem como objetivo capacitar os profissionais do setor turístico e hoteleiro sobre os aspectos de acessibilidade a fim de aprimorar o atendimento de pessoas com deficiência física e/ou com mobilidade reduzida.

“Isso assegura não apenas a melhoria dos serviços prestados no setor, como também a ampliação de acesso a um público mais diversificado, pois vai garantir que todos tenham oportunidades iguais de desfrutar dos destinos turísticos.”. Afirma Mário Meireles,  coordenador do Programa de Qualificação Turismo, Inclusão e Acessibilidade.

Segundo ele, "o investimento em programas educacionais direcionados à acessibilidade vai ao encontro das reivindicações e necessidades das pessoas com deficiência, da mesma forma que traz benefícios para toda a sociedade”. Na sua avaliação, o curso é um incentivo à inclusão, à inovação e ainda possibilita aos empreendedores do setor se diferenciarem competitivamente.

Entre os assuntos abordados, destacam-se: direitos e garantias das pessoas com deficiência física e/ou com mobilidade reduzida; mobiliário acessível nos equipamentos turísticos; como identificar locais acessíveis; tecnologia assistiva; participação das pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida no mercado de trabalho; entre outros.

O público-alvo do curso é composto por diferentes atores que atuam na atividade turística nos mais diversos segmentos da área, empresários do setor de turismo e áreas afins, prestadores de serviços em bares, restaurantes, hotéis, pousadas, resorts, parques aquáticos, parques temáticos, shoppings centers, guias, motoristas, pesquisadores, gestores, acadêmicos e demais pessoas interessadas.

Durante a jornada de aprendizagem, o aluno terá acesso a diversos suportes educacionais, como: vídeos, materiais em PDF (cartilha, folder), infográfico interativo, e-books.

A capacitação faz parte do Programa de Qualificação em Turismo, Inclusão e Acessibilidade, que já possui quatro cursos lançados e disponíveis para matrículas:

Tire suas dúvidas:

• Como me inscrevo? É necessário se cadastrar na plataforma: https://qualifica.turismo.gov.br/

• Posso acessar os cursos no celular? O curso está disponível em um ambiente virtual adaptado a diferentes telas e dispositivos móveis.

• Quantas horas têm o curso? São 30 horas.

• O certificado tem validade? Sim. A certificação é emitida com selo UFMA.