Inaugurado Mestrado de Matemática a distância da UFMA

publicado: 05/04/2011 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

7a9ea40430c404bd9f9e14fab2ffda63.jpgA UFMA deu o pontapé inicial para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), o primeiro do país oferecido nas instituições conveniadas à Universidade Aberta do Brasil (UAB). Neste sábado (2), foi realizada a aula inaugural do curso nas instalações do Núcleo de Educação a Distância (NEaD).

A programação contou com a transmissão da aula pelo sistema de videoconferência, diretamente do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro, para a UFMA. Foram tratados temas como a importância da matemática e da formação do professor para o desenvolvimento tecnológico e científico do país.

Na ocasião, participaram diversos profissionais de renome nacional. Estiveram presentes personalidades como o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães; o Coordenador Geral do PROFMAT e professor do IMPA, Marcelo Viana; o pesquisador emérito do IMPA e membro titular da Academia Brasileira de Ciência, além de coordenador acadêmico nacional do curso, Prof. Dr. Elon Lages Lima; e o membro da Coordenação do PROFMAT, Jacob Palis.

A expectativa é de poder contribuir com a educação do Maranhão, levando novos conhecimentos, novas técnicas para resolução de problemas e tentar facilitar a vida do aluno no aprendizado da matemática”, comenta um dos 15 mestrandos pela UFMA, Celso Botão. O professor, que já dá aulas há 30 anos, comemora a oportunidade de cursar o primeiro mestrado na sua área.

O PROFMAT

O Profmat é um mestrado stricto sensu desenvolvido na modalidade a distância, que tem duração de 3 anos e é resultado de uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Matemática - SBM, que coordena o projeto, e a Capes, que custeia. O NEaD vai oferecer a infraestrutura física, pedagógica e tecnológica, com videoaulas e videoconferências para os alunos do Maranhão. Inicialmente, o curso só será oferecido em São Luís.

O curso é voltado para professores do ensino básico da rede pública e, na UFMA, ficará sob coordenação do professor Dr. Marcos Araújo.Os alunos terão à disposição bibliotecas e laboratórios de informática e matemática, além do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que garante o acesso aos conteúdos, materiais didáticos e acompanhamento online por professores. Aos finais de semana, serão realizadas aulas presenciais, para solução de dúvidas, grupo de discussões e resolução de exercícios.

Última alteração em: 04/04/2011 10:42