Imperatriz ganha novo polo da Universidade Aberta do Brasil

publicado: 05/04/2012 00h00, última modificação: 02/12/2021 09h51

A região sudoeste do Maranhão conta agora com novo polo da Universidade Aberta do Brasil – UAB. O novo prédio da UAB de Imperatriz foi inaugurado dia 31 de março, após obra de reforma e ampliação. Em Imperatriz, o programa de educação superior a distância UAB é mantido pela prefeitura, em parceria com as Universidades Federal e Estadual do Maranhão.

Mesmo tendo sido criado em 2009 com uma estrutura física limitada, o polo conseguiu atingir o quantitativo de 1.053 alunos, atualmente vinculados a 17 cursos de graduação, aperfeiçoamento e especialização. Deste total, 14 cursos são ofertados pela UFMA. Com a nova estrutura, a idéia é ampliar o número de pessoas beneficiadas na região.

"O novo polo possui uma estrutura adequada, condições ótimas para receber, inclusive, o incremento de novos cursos, com uma melhor qualidade. Será muito importante, por exemplo, a utilização no novo laboratório de Informática, climatizado, com 50 computadores e rampas para deficientes físicos", ressalta Reinaldo Portal, coordenador de Gestão Pedagógica do Núcleo de Educação a Distância da UFMA e Coordenador Adjunto da UAB/UFMA.

Além de laboratório de informática, o prédio conta com auditório, 3 salas de aula, secretaria acadêmica, sala de coordenação, biblioteca, sala de web, sala de tutoria, recepção, cantina e banheiros. Todos os ambientes são adaptados para a acessibilidade de pessoas com deficiência.

"Um dia histórico para a cidade", assim resume o secretário municipal de educação de Imperatriz, Zeziel Ribeiro, durante a cerimônia de inauguração das novas dependências da UAB. O evento contou com a presença de membros da prefeitura municipal, da população local, além de professores das Universidades parceiras. O NEaD da UFMA foi representado pelo prof. Dr. Reinaldo Portal.

Com o nome de Polo Municipal de Apoio Presencial Prof. Vito Milesi, o novo polo UAB de Imperatriz localiza-se agora na Rua D. Pedro II, s/n, bairro União, onde funcionava o Colégio União.

Última alteração em: 05/04/2012 14:36