Notícias
III Seminário Integrador de Educação — SIED será realizado nos dias 4,5 e 6 de dezembro no polo de Santa Quitéria do Maranhão
O polo de Santa Quitéria do Maranhão, conveniado à Superintendência de Tecnologias na Educação da UFMA, realizará a terceira edição do Seminário Integrador de Educação (III SIED) nos dias 4, 5 e 6 de dezembro. Consolidado como um dos principais espaços de formação, reflexão e produção de conhecimento do polo, o evento deste ano terá como tema central: Saúde Mental: Desafios e práticas no contexto educacional.
Com mais de 200 inscrições realizadas, o III SIED reforça seu compromisso com o princípio da extensão universitária, promovendo integração entre comunidade acadêmica, profissionais da educação e sociedade civil.
A solenidade de abertura contará com a palestra magna do psicólogo Vitor Mendes, que discutirá o tema “Inteligência Emocional como chave para a Saúde Mental”.
Programação – Circuito de Oficinas (5 de dezembro, às 19h)
O segundo dia do evento será marcado pelo circuito de oficinas temáticas, que abordará aspectos específicos da saúde mental no contexto escolar. As atividades serão conduzidas por profissionais convidados e organizadas da seguinte forma:
Oficina 01 — Impactos emocionais dos estudantes na era digital; Facilitadora: Profa. Ma. Angélica Melo
Oficina 02 — Principais transtornos mentais entre estudantes e propostas educativas; Facilitadora: Profa. Ma. Yara Raquel
Oficina 03 — Os problemas enfrentados pelos professores: principais diagnósticos, consequências e cuidados; Facilitador: Prof. Me. Kelvin Rodrigues
Oficina 04 — Os problemas enfrentados pelos professores: principais diagnósticos, consequências e cuidados; Facilitadora: Assistente Social Irian Campos
De acordo com o coordenador do polo de Santa Quitéria, Gleydiston Santos, as oficinas têm como objetivo fomentar o debate qualificado sobre questões emergentes da saúde mental em ambientes educacionais, além de subsidiar práticas institucionais mais eficazes e acolhedoras.
“O III SIED reafirma sua proposta de promover diálogo, formação e integração acadêmica, incentivando a construção coletiva de soluções para desafios contemporâneos da educação. A coordenação convida estudantes, professores, gestores e demais interessados a participarem do evento e contribuir para o fortalecimento das práticas educacionais comprometidas com o bem-estar e a saúde mental”, convidou o coordenador via redes sociais do polo.